Quais os agentes etiológicos causam diarreia aguda?

Vírus, bactérias e parasitas podem causar diarreia aguda. Leia mais sobre o assunto neste post do Blog do Whitebook!

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Você sabe quais são os agentes etiológicos que podem causar a diarreia aguda? Neste post, vamos abordar alguns tipos de vírus, bactérias e parasitas que podem causar esse mal tão comum na população.

Médico investiga agentes etiológicos que podem ter causado diarreia aguda na paciente

Vírus

Vírus são a causa mais frequente de diarreia aguda. Exemplos de vírus responsáveis por quadros de gastroenterite aguda incluem rotavírusnorovírusadenovírus e astrovírusRotavírus pode ser causa de diarreia grave em crianças e norovírus e adenovírus estão associados a surtos.

Bactérias

Algumas bactérias têm a capacidade de produzir toxinas responsáveis por quadro de diarreia aguda, associadas à contaminação de alimentos.

Os maiores exemplos são Bacillus cereus e Staphylococcus aureusSalmonella spp. e Shigella spp. podem ser causa de diarreia aguda com características invasivas.

Parasitas

Cryptosporidium spp. geralmente causa doença autolimitada e é outra causa de surtos. Outros parasitas que devem ser lembrados no contexto brasileiro são Giardia lamblia e Strongyloides stercoralis.

A infectologista e conteudista do Whitebook Dra. Isabel Mendes lembra a importância de saber diferenciar os agentes etiológicos para tratar o paciente:

“Saber as possibilidades e características de cada agente etiológico é essencial para o correto manejo dessa condição, comum na prática de médicos generalistas, pediatras, clínicos e médicos de família.”

Confira no Whitebook os conteúdos sobre o tema:

E nas novas categorias, Decision Tracks e Clinical Drops, você também encontra informações para ajudar na tomada de decisão através de fluxograma interativo e vídeo:

Leia também: Ondansetrona em dose única reduziu o vômito em crianças com diagnóstico de gastroenterite aguda 

Gostou de saber mais sobre o tema? Comente abaixo! 😊

Coautora: Dra. Isabel Mendes, infectologista.

Até mais!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades