Na agorafobia, os pacientes relatam medo e ansiedade desproporcionais diante de situações nas quais acreditam que não conseguem sair. No Whitebook, conheça o conteúdo Agorafobia em Pediatria, com detalhes da condição em crianças e adolescentes.
Veja mais: Saúde mental de crianças e adolescentes associada a comportamentos de saúde
A apresentação clínica da agorafobia em pediatria varia de acordo com a idade, mas a principal característica do transtorno é o medo e a ansiedade desproporcionais a, pelo menos, duas das seguintes situações:
- Sair de casa sozinho
- Usar o transporte público
- Estar no meio de uma multidão ou em fila
- Permanecer em locais abertos
- Manter-se em locais fechados
Uma criança pequena com agorafobia pode relatar, por exemplo, grande medo de se perder, ficar fora de casa sozinha ou se desorientar.
Já em adolescentes os sintomas são mais variados e podem envolver, inclusive, ataques de pânico.
Na hora do diagnóstico, é importante não confundir transtorno de pânico com agorafobia. No primeiro, há ataques de pânico recorrentes.
Em alguns quadros de transtorno de pânico pode surgir a agorafobia associada, mas cada caso precisa ser avaliado individualmente.
Quer saber mais sobre a manifestação clínica da agorafobia em pediatria, com abordagem diagnóstica detalhada e indicações de terapia? Acesse o conteúdo Agorafobia em Pediatria no Whitebook.
Até a próxima! 😀