AHA 2018: confira novidades do congresso sobre insuficiência cardíaca

O congresso anual AHA 2018 trouxe novidades em cardiologia sobre a influência do sacubitril-valsartana no tratamento de insuficiência cardíaca aguda. Confira.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O congresso AHA 2018, organizado pela American Heart Association, foi realizado recentemente e trouxe algumas novidades e pesquisas na área de cardiologia. Uma delas é um estudo sobre a influência do medicamento sacubitril-valsartana, aprovado pela FDA desde 2015, no tratamento de insuficiência cardíaca aguda. O estudo apresentado no evento verificou a segurança e eficácia do medicamento em pacientes acometidos com a doença.

O estudo multicêntrico, randômico e duplo-cego foi aplicado entre 2016 e 2018 e publicado em novembro no The New England Journal of Medicine. A pesquisa selecionou 881 pacientes, idade média 61 anos, diagnosticados com insuficiência cardíaca aguda provenientes de 129 centros médicos dos Estados Unidos. Do total, 72,1% dos indivíduos eram homens.

AHA 2018

Sacubitril-valsartana  e Insuficiência cardíaca aguda

Os pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos, o primeiro recebeu sacubitril-valsartana (dose alvo 97 mg de sacubitril com 103 mg valsartana, duas vezes ao dia), e o segundo foi designado para receber enalapril (dose alvo, 10 mg duas vezes ao dia). O tempo de follow up foi de oito semanas.

Leia mais: Um novo Paradigma na Insuficiência Cardíaca?

O desfecho primário observado foi a mudança proporcional nas concentrações do marcador NT-ProBNP na base até o final da pesquisa. Foram levados em consideração para medir a segurança dos fármacos quesitos como desempenho da função renal, hipotensão sintomática, angioedema e hipercalcemia.

Resultados

O tempo médio de redução no marcador NT-proBNP, que indica o grau de severidade da insuficiência cardíaca, foi significantemente maior no grupo sacubitril-valsartana do que no grupo enalapril. A razão de mudança (ratio of change) foi de 0,53 vs 0,75 (percentual de redução -46,7% vs -25,3). Se comparado o primeiro grupo em relação ao segundo, a taxa ficou em 0,71 (IC 95% [0,63-0,81]; P<0.001)

A maior redução na concentração do marcador NT-proBNP no primeiro grupo se mostrou superior ao segundo logo na primeira semana (ratio of change 0,76; IC 95% [0,69-0,85]).

Não houve diferença significativa nos índices de função renal, hipotensão sintomática, angioedema e hipercalcemia nos dois grupos estudados.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • VELAQUEZ, Eric J. et al.Angiotensin–Neprilysin Inhibition in Acute Decompensated Heart Failure. The New England Journal of Medicine. November 11, 2018 DOI: 10.1056/

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades