AHA 2018: Confira novidades no uso de lidocaína e magnésio na PCR

Desde as grandes mudanças de 2015, a AHA se comprometeu a fazer atualizações anuais em suas diretrizes. Confira as novidades da AHA  2018:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Desde as grandes mudanças de 2015, a AHA se comprometeu a fazer atualizações anuais em suas diretrizes, e não apenas a cada cinco anos. No fim de 2017, foram feitas recomendações sobre ventilação e massagem cardíaca, conforme nossa reportagem prévia. Agora no fim deste ano, a AHA 2018 trouxe pequenas novidades:

  1. A lidocaína foi ressuscitada. Antes aparecendo como plano B se a amiodarona não funcionasse, na versão atual o provedor pode escolher, no momento do antiarrítmico, entre amiodarona e lidocaína. O texto original é: “Amiodarona ou lidocaína podem ser consideradas para fibrilação ventricular/taquicardia ventricular sem pulso (FV/TVSP) não responsiva a desfibrilação. Esses fármacos podem ser particularmente úteis para pacientes com parada cardíaca presenciada, para quem o tempo de administração do fármaco pode ser menor.”
  2. O magnésio não deve ser usado de rotina em adultos, mas apenas nos cenários de Torsades de Pointes.

Leia mais: AHA 2018: vitamina D reduz risco cardiovascular e câncer?

AHA 2018

O racional

O estudo ROC-ALPS comparou amiodarona vs lidocaína vs placebo na parada cardiorrespiratória (PCR) extra-hospitalar por FV/TV refratária a uma desfibrilação. A lidocaína foi superior ao placebo por aumentar a chance de retorno à circulação espontânea. Não houve melhora neurológica nem de sobrevida. A amiodarona foi neutra.

Para a prática

Poucas mudanças, pois a lidocaína já era utilizada principalmente pelos cardiologistas mais antigos na PCR pós-IAM. A mudança apenas endossa essa conduta. O mesmo em relação ao magnésio, cuja aplicação na PCR já vinha restrita aos casos de Torsades.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades