AHA 2018: ezetimiba reduz risco cardiovascular em idosos com mais de 75 anos

Os resultados de um novo estudo demonstram que o ezetimiba pode reduzir o risco de eventos ateroscleróticos em indivíduos com colesterol LDL elevado.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Os resultados de um novo estudo apresentado no AHA 2018 Scientific Sessions, congresso anual de cardiologia organizado pela American Heart Association, demonstram que o ezetimiba pode reduzir o risco de eventos ateroscleróticos em indivíduos com colesterol LDL elevado e sem história doença arterial coronariana.

Para chegar nessa conclusão, pesquisadores japoneses recrutaram 3.411 pacientes (75% do sexo feminino) e randomizaram 1.716 para receber ezetimiba e 1.695 para cuidado padrão. Participantes elegíveis para inclusão foram aqueles com níveis de colesterol LDL ≥ 140 mg / dL (LDL médio: 161 mg / dL); com, pelo menos, 75 anos (idade média: 80,6 anos); e outro fator de risco para doença arterial coronariana, como diabetes, tabagismo ou hipertensão. Todos os indivíduos do estudo receberam aconselhamento sobre dieta e alimentação saudável.

ezetimiba

Ezetimiba na prevenção primária

Após cinco anos, a incidência do desfecho primário (um composto de morte súbita cardíaca, infarto agudo do miocárdio fatal e não fatal, acidente vascular cerebral fatal e não fatal e revascularização coronariana) ocorreu em cerca de 6% dos pacientes que receberam ezetimiba versus 10% dos pacientes que receberam cuidado padrão, gerando um total de 34,1% de redução do risco relativo (P = 0,002).

O grupo ezetimiba mostrou também uma redução de 20% nos eventos cardíacos (P = 0,041). Além disso, eventos cerebrovasculares e mortalidade por todas as causas não foram estatisticamente diferentes entre os grupos.

De acordo com os investigadores, essa é a primeira evidência que sugere que a prevenção primária de eventos cardiovasculares é possível mesmo em pacientes com 75 anos ou mais. No entanto, ainda não é possível fazer recomendações com base apenas nesse estudo. Outros ensaios devem ser realizados em diferentes tipos de população, com diferentes tipos de comorbidades e fatores de risco.

O uso do AAS na prevenção primária

É indiscutível o papel do ácido acetilsalicílico (AAS) na profilaxia secundária de eventos cardiovasculares, isto é, em quem já teve IAM ou AVCi. Por outro lado, há um debate sobre o risco x benefício do AAS na prevenção primária. Veja mais em nosso vídeo:

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades