AHA 2018: novo extrato de ômega 3 reduz eventos cardiovasculares?

No AHA 2018, um novo estudo trouxe informações sobre os efeitos do extrato purificado de óleo de peixe ômega 3 na redução de doenças cardiovasculares. Confira os resultados:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A hipertrigliceridemia está associada com maior risco cardiovascular, mas a magnitude desta relação é menor que a do LDL. Além disso, os tratamentos disponíveis até então – fibratos e óleos de peixe em geral – não mostraram redução no risco de IAM, AVC ou morte, mas apenas uma menor chance de pancreatite. Por isso, a maior parte das diretrizes é clara que a prioridade é calcular o risco cardiovascular e, se moderado a alto, iniciar administração de estatinas. Os triglicerídeos só deveriam ser tratados se > 500 mg/dl ou, para alguns autores mais rigorosos, apenas se >886 mg/dl.

No congresso da AHA 2018, um novo estudo, REDUCE-IT, trouxe informações que podem mudar esse paradigma. Foram selecionados pacientes cardiopatas, ou com fatores de risco para aterosclerose, e comparados um extrato purificado de óleo de peixe ômega 3 com placebo. Todos os pacientes estavam em uso de estatina e tinham TG 135-499 mg/dl e LDL 41-100 mg/dl.

Leia mais: Suplementação de ômega 3 causa proteção cardiovascular?

Foram recrutados 8179 pacientes, dos quais 70% já tiveram eventos cardiovasculares prévios, e acompanhados por uma média de 4,9 anos. Os resultados mostraram uma redução de 25% no desfecho combinado de morte, IAM ou AVC. Na análise individual, houve redução na mortalidade cardiovascular. Os efeitos colaterais não esperados foram um pequeno aumento na incidência de FA e de “sangramentos” no grupo tratado. Ainda assim, os autores entendem que os benefícios superam os riscos.

ômega 3

O que explica esse resultado tão diferente dos anteriores?

A formulação utilizada é uma forma purificada do ômega 3. O “antigo” era composto de DHA (docosahexaenoico) e EPA (eicoisapentaenoico), ao passo que o “novo” é apenas EPA (icosapentaetil). Além disso, a dose utilizada foi maior, 4g, e foi mantida a associação com estatina. A formulação antiga estava associada com pequeno aumento do LDL, ao passo que a nova não está. Há, ainda, pesquisas com outros benefícios, como melhora da função endotelial (“efeitos pleiotrópicos”, como ocorre com estatinas).

E como isso vem para a prática?

O começo é o mesmo. Avalie seu paciente e calcule o risco cardiovascular. Se moderado a alto, inicie a estatina. Naqueles pacientes que permanecerem com TG 135-499 mg/dl, hoje esse novo ômega 3 purificado oferece uma alternativa aos fibratos. Qual o próximo passo? Realizar dois estudos, um comparando ômega 3 purificado versus fibratos e outro avaliando o ômega 3 nos pacientes com TG > 500 mg/dl.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags