AHA 2019: qual a eficácia da monoterapia de ticagrelor na SCA?

Um estudo apresentado no congresso da AHA 2019 avaliou se a monoterapia com o ticagrelor poderia ser tão eficaz quanto DAPT prolongada.

Em pacientes com síndrome coronariana aguda sem supraST (SCA SSST), existe a recomendação de dupla antiagregação plaquetária (DAPT) por até um ano após o evento, o que é ainda mais importante quando ocorre angioplastia como parte do tratamento. Por outro lado, a manutenção de DAPT por um período tão longo aumenta o risco de sangramento e da necessidade de interrupções temporárias, como em cirurgias de urgência.

Um estudo apresentado no congresso da American Heart Association (AHA) 2019 avaliou se a monoterapia com um dos inibidores da P2Y12, o ticagrelor, poderia ser tão eficaz quanto DAPT prolongada.

Leia também: AHA 2019: colchicina no tratamento do infarto agudo do miocárdio

Ticagrelor na síndrome coronariana aguda

O estudo TWILIGHT-ACS comparou ticagrelor versus ticagrelor+AAS do 3º ao 15º mês após SCA SSST submetidos à angioplastia. Atenção aqui!, a monoterapia foi só após o 3º mês do stent farmacológico, antes é sempre DAPT.

Foram excluídos pacientes multivasculares, lesões de tronco ou lesões muito complexas para angioplastia. A população tinha idade média 64 anos, 35% eram diabéticos e 23-26% fumavam.

Os resultados mostraram que no grupo com monoterapia de ticagrelor houve redução de mais de 50% no risco de sangramento, sem aumentar o risco de eventos trombóticos. Esse resultado é similar a estudos anteriores, o que evidencia a importância da DAPT no período mais crítico pós-stent farmacológico (3-6 meses) e o uso criterioso depois disso.

Receba as principais novidades em Cardiologia no seu Whatsapp! Inscreva-se em nosso grupo!

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.