AHA 2020: Vitamina D e ômega 3 são capazes de prevenir fibrilação atrial?

O estudo VITAL-Rhythm, apresentado no AHA 2020, investigou o uso de ômega 3 e/ou vitamina D na prevenção de desfechos cardiovasculares.

O estudo VITAL-Rhythm, apresentado no congresso da American Heart Association (AHA 2020), é um braço do grupo de estudos VITAL, que investiga o uso de ômega 3 e/ou vitamina D na prevenção de desfechos cardiovasculares.

vitamina D e ômega 3 para fibrilação atrial segundo estudo apresentado no AHA 2020

Fibrilação atrial

O racional era: será que tomar ômega 3 (460mg de EPA, 380mg de DHA) e/ou vitamina D 2.000 UI por dia reduz o risco dos pacientes com fibrilação atrial (FA)?

Para isso, foram incluídos quase 1054 pacientes, randomizados de forma fatorial (ômega 3 placebo, vitamina D ou placebo), triplo cego, com um seguimento médio de cinco anos.

Foram excluídos pacientes jovens ou com histórico de doenças cardiovasculares, FA ou câncer. Como assim? Eu explico. O estudo só incluiu homens maiores de 50 anos e mulheres maiores de 55 anos.

Todos os pacientes recebiam os medicamentos ou placebo e preenchiam questionários anuais com necessidade de comprovação de FA por documentação médica ou por ECG.

Vamos aos resultados

  1. Em um seguimento médio de 5,3 anos, a incidência de FA foi 3,6% no total. Não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos Ômega 3 e placebo (HR 1.09 (0.96-1.24), p=0,19). A mesma coisa para vitamina 3 e placebo (HR 1.09 (0.96-1.24) p=0.19).
  2. Não há como definir se a FA detectada nos exames foi clinicamente significante, em relação a sintomas ou prognóstico.

Em suma

Apesar de resultados em outros cenários se mostrarem promissores, notamos que tomar esses suplementos falhou em demonstrar benefício na prevenção de FA nessa população. A hipótese foi refutada, mas outros estudos devem nos trazer mais evidências em um futuro breve.

Acompanhe as novidades do AHA 2020 com a gente! Veja mais:

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.