AHA 2021: detecção de fibrilação atrial usando dispositivos vestíveis – Fitbit

Um estudo avaliou o uso de dispositivos vestíveis com aplicativos de frequência cardíaca para detecção precoce de fibrilação atrial. Confira.

A detecção precoce de fibrilação ou flutter atrial (FA) pode permitir intervenções para prevenir a morbidade (downstream). A inteligência artificial (IA) e o machine learning usam algoritmos de softwares que detectam passivamente ritmos cardíacos irregulares usando a tecnologia de fotopletismografia de pulso (PPG) em rastreadores de condicionamento físico e smartwatches baseados no consumidor, os dados colhidos por esses dispositivos podem identificar indivíduos com FA não diagnosticada.

pessoa com fitbit para medir fibrilação atrial

Fitbit e fibrilação atrial

O método utilizado no estudo foi de conduzir um ensaio clínico prospectivo remoto de braço único entre adultos norte-americanos com 22 anos ou mais por meio de rastreadores fitness Fitbit ou smartwatches compatíveis, e indivíduos sem diagnóstico prévio de FA.

Os participantes foram recrutados por e-mail, notificações de aplicativos Fitbit, mídia social, outros canais de marketing, e consentidos por meio de aplicativos móveis ou baseados na web. Os dados PPG foram analisados ​​centralmente usando um novo algoritmo de software que examina taquogramas de pulso de 5 minutos sobrepostos durante a inatividade e dispara uma detecção quando 11 tacogramas consecutivos são irregulares.

Os participantes com detecção de ritmo cardíaco irregular foram notificados e convidados a agendar uma visita com um provedor de telessaúde. Os indivíduos elegíveis receberam um monitor de patch de ECG (eletrocardiograma) durante 1 semana e foram convidados a agendar consulta para acompanhamento.

O desfecho primário foi o valor preditivo positivo (VPP) do primeiro ritmo cardíaco irregular durante o monitoramento de ECG, definido como a fração de indivíduos com ritmo cardíaco irregular com ≥ 30 segundos de Fibrilação atrial concomitante confirmada no Eletrocardiograma. O desfecho secundário foi a proporção de taquogramas de pulso de 5 minutos dentro do primeiro ritmo cardíaco irregular durante o ECG que correspondeu a ≥ 30 segundos de FA confirmada no ECG.

Resultados

Dispositivos vestíveis (que são relógios ou pulseiras que incluem funções como monitoramento cardíaco e resultado de desempenho físico) com um novo algoritmo de software Fitbit exibiram alto valor preditivo para a detecção de fibrilação atrial em um grande estudo populacional de quase meio milhão de usuários de dispositivos vestíveis. O recurso pode facilitar a identificação de indivíduos com FA não diagnosticada.

Os dispositivos provaram que podem ajudar na detecção de indivíduos com fibrilação atrial não diagnosticada.

Detalhamento de resultados:

Entre 6 de maio e 1º de outubro de 2020, 455.699 indivíduos inscritos (idade mediana, [25º, 75º percentil]: 47 [35, 58] anos, 12% com idade ≥ 65 anos, 71% mulheres, 23% não brancos). IHRDs ocorreram em 4.728 (1%) indivíduos em geral e 2.070 (4%) daqueles com ≥ 65 anos. Havia 1.057 indivíduos com uma notificação IHRD e subsequentes dados do monitor de patch de ECG analisáveis.

Entre eles, a FA estava presente no monitor de patch de ECG em 340 (32,2%). Um IHRD ocorreu durante o monitoramento de ECG em 225 indivíduos, dos quais 221 tinham FA concomitante no ECG, resultando em um IHRD PPV de 98,2% (intervalo de confiança de 95% [IC] 95,5% -99,5%). Para indivíduos com idade ≥ 65 anos, o VPP do IHRD foi de 97,0% (IC 95% 91,4% -99,4%).

Durante o primeiro IHRD durante o monitoramento de ECG, 98,1% (IC 95% 96,4% -99,9%) dos taquigramas de pulso de 5 minutos corresponderam a FA no ECG.

Mais do AHA 2021:

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.