Ainda não tem certificado digital? CFM disponibiliza sem custo para médicos

O certificado digital para emissão e validação de documentos facilita processos burocráticos com a emissão de documentos com confiabilidade.

O impacto das medidas de isolamento alterou o cotidiano de uma parte considerável das pessoas, mudou formas como realizamos determinadas tarefas e fez com que tecnologias mais distantes fizessem parte do nosso dia a dia como o uso de aplicativos para videoconferências ou a emissão de documentos com assinatura digital.

O uso de certificação digital para emissão e validação de documentos facilita processos burocráticos e permite a emissão de documentos com confiabilidade. Inicialmente, essa certificação deveria ser paga e o processo para a emissão do certificado era presencial. Com a pandemia, medidas de emissão à distância se popularizaram e agora o CFM fornece esse serviço ao médico sem custos. 

O médico poderá solicitar a emissão de um Certificado Digital – padrão ICP-BRASIL, em nuvem A3, tendo como Autoridade de Registro – AR CRMDF/CFM e emitido pela Autoridade Certificadora – AC (VALID), normatizado pela Resolução CFM 2296/2021, oferecido de forma inteiramente gratuita pelo Conselho Federal de Medicina, que permite a identificação eletrônica de pessoas.  

Com o Certificado Digital do CFM, médicos podem assinar documentos, agilizar procedimentos de consulta, prescrever exames e receituários, inclusive de controle especial, com garantia de autoria, integridade e autenticidade”.

Disponível aqui.

certificado digital

Segue o passo-a-passo: 

  1. Acesse o CRM Virtual, em https://crmvirtual.cfm.org.br/; 
  2. Selecione o seu estado;
  3. Selecione  a opção “Emissão Certificado Digital – Padrão ICP-Brasil – em nuvem;
  4. Você será redirecionado a página de emissão do certificado digital, clique em “acesse o serviço”;
  5. Você será redirecionado a página do CRM do seu estado. Informe seu CPF ou número do seu CRM, clique em continuar, e informe a senha;
  6. Na sua página de acesso do CRM Virtual, clique no menu à esquerda em “Solicitação de certificado digital”;
  7. Confira seus dados e anexe à solicitação um documento de identificação oficial com foto, preferencialmente a CNH;
  8. Após realizada a solicitação, em até 48h úteis, o CRM entrará em contato via email para informar sobre os próximos passos para emissão da certificação. 

Com o seu certificado digital em nuvem, que será disponibilizado em seu celular ou computador, basta acessar o site, onde você poderá criar, assinar e validar receitas, incluindo as de controle especial, atestados, solicitação de exames e relatórios médicos.

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