Álcool isopropílico inalado é melhor para náusea do que ondansetrona oral

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Em novo artigo do periódico Annals of Emergency Medicine, pesquisadores compararam a eficácia de aromaterapia com álcool isopropílico inalado versus ondansetrona oral para tratar a náusea em pacientes na emergência.

Para isso, foi realizado um ensaio randomizado, cego e controlado por placebo, com 122 adultos que se apresentaram à emergência com náuseas ou vômitos. Eles foram randomizados para um dos três braços:

  1. Álcool isopropílico inalado e 4 mg de ondansetrona oral (n = 40)
  2. Álcool isopropílico inalado e placebo oral (n = 41)
  3. Solução salina com placebo inalada e 4 mg de ondansetrona oral (n = 41)

O desfecho primário foi a redução média da náusea medida por uma escala analógica visual de 0 a 100 mm desde a chegada até 30 minutos após a intervenção. Os desfechos secundários incluíram o recebimento de medicamentos antieméticos de resgate e eventos adversos.

A redução média da escala em cada braço do estudo foi de 30 mm (IC de 95%: 22 a 37 mm) no grupo 1, 32 mm (IC de 95%: 25 a 39 mm) no grupo 2 e 9 mm (IC de 95%: 5 a 14 mm) no grupo 3. As proporções de indivíduos que receberam terapia antiemética de resgate foram 27,5% (IC de 95%: 14,6% a 43,9%), 25% (IC de 95%: 12,7% a 41,2%) e 45% (IC de 95%: 29,3% a 61,5 %), respectivamente. Não houve eventos adversos.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que o álcool isopropílico inalado proporciona maior alívio da náusea do que a ondansetrona oral.

Náuseas e vômitos na gravidez: recomendações 2018

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. Celso Ribeiro Ferreira

    Resultados em náuseas e vômitos pós QT ?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar