Home / Cirurgia / Além da pandemia: retrospectiva 2020 de cirurgia

Além da pandemia: retrospectiva 2020 de cirurgia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

2020 está acabando e o assunto ao longo dos meses, infelizmente, se manteve constante. Não podemos negar que a pandemia da Covid-19 alterou drasticamente nossos hábitos diários com mudanças tanto em casa, como na rotina de trabalho.

Logo no início da pandemia, foram publicados alguns artigos sobre os eventuais riscos de contaminação por secreções abdominais. Além disto, o temor de superlotação e contaminação intra-hospitalar em pacientes com cirurgias eletivas, fizeram as sociedades recomendarem a suspensão dos casos eletivos.  

E o que fazer quando um paciente com quadro de infecção pelo coronavírus necessitar de um atendimento cirúrgico? Os cuidados também foram cuidadosamente descritos por diferentes sociedades e resumidos em alguns artigos no Portal PEBMED.

Saiba mais sobre Covid-19 na revista especial sobre o tema!

Retrospectiva 2020

Cirurgia em 2020: avanços além da Covid-19

Apesar de todo o impacto gerado pela pandemia, os artigos com assuntos mais tradicionais também continuaram a serem publicados. Alguns temas, inclusive, controversos, como por exemplo, não fazer antibiótico em casos de diverticulite aguda leve. Também foi discutido o uso de cateteres nasogástrico após cirurgia de grande porte, assim como orientar o paciente a mascar chicletes. Todas as condutas, por mais estranhas que possam parecer, possuem embasamento científico e foram publicadas em revistas com notoriedade internacional.

Discussões técnicas, como o tipo de fio a ser utilizado no fechamento da parede abdominal, ou até se devemos colocar telas de forma profilática em cirurgias de urgências foram discutidas em nossos artigos e sempre geram algum grau de polêmica. Cada cirurgião possui a sua rotina e a controvérsia faz parte do dia a dia da prática cirúrgica. Assim como também foi apresentado inovações tecnológicas, como novas formas de realizar anastomoses e tratamento do refluxo com uso de imãs. Apesar de empolgante, muitos destes tratamentos nunca foram utilizados de forma ampla. 

Congresso do Colégio Americano de Cirurgiões

Mas, sem dúvidas, um dos momentos de maior impacto da cirurgia geral foi a cobertura do Congresso do Colégio Americano de Cirurgiões. Feito através de plataformas digitais, foi uma uma novidade para todos. Opinião de diversos especialistas com notoriedade mundial sobre temas controversos, inclusive a apresentação de resultados de tratamento conservador de apendicite aguda, com publicação simultânea do estudo no New England Journal of Medicine. A pancreatite aguda complicada por necrose também foi temas de diversas salas do congresso com aulas super interessantes e corroborando a ideia da progressão de procedimentos. 

Em resumo, apesar de todos os contratempos a ciência continuou a prover informações importantíssimas tanto para o combate a pandemia como para prosseguirmos nos cuidados diários dos pacientes com patologias diversas.

Veja outras retrospectivas do Portal PEBMED 2020:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.