Alergia alimentar: veja os keypoints da nova diretriz

O National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID) atualizou suas diretrizes sobre o diagnóstico e manejo da alergia alimentar.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID) atualizou suas diretrizes sobre o diagnóstico e manejo da alergia alimentar. Entre as novidades, está a introdução precoce do amendoim como forma de prevenção. Veja abaixo os keypoints do guideline da NIAID.

1) Lactentes com eczema grave ou alergia ao ovo devem ser submetidos a medição de IgE específico para amendoim, teste cutâneo por puntura (Prick Test) ou ambos antes da introdução de amendoim com idades de 4 a 6 meses.

  • Se o IgE for <0,35 kUA/L ou o diâmetro da elevação da pápula no teste cutâneo for 0-2 mm, a criança pode tentar ingerir amendoim em casa após tentar outros alimentos sólidos.
  • Se o IgE for ≥0,35 kUA/L, o paciente deve ser avaliado por um especialista para um possível teste cutâneo por puntura.
  • Se o diâmetro no teste cutâneo é de 3-7 mm, o amendoim deve ser administrado por uma alimentação supervisionada.
  • Se o diâmetro no teste cutâneo é ≥ 8mm, o lactente provavelmente é alérgico e deve evitar estritamente o amendoim e ser acompanhado por um especialista.

2) Lactentes com eczema leve a moderado devem começar alimentos com amendoim com idade aproximada de 6 meses e podem fazer isso em casa.

3) Lactentes sem eczema ou alergia alimentar podem iniciar alimentos com amendoim em qualquer idade, desde que apropriados.

4) Quando o amendoim é introduzido, a criança deve consumir regularmente de 6 a 7 gramas de proteína de amendoim por três ou mais refeições.

Veja também: ‘Adrenalina em alergias pediátricas: o que a nova diretriz recomenda’

*Esse artigo foi revisado pelo médico Eduardo Moura.

Referências:

  • Togias A et al. Addendum guidelines for the prevention of peanut allergy in the United States: Report of the National Institute of Allergy and Infectious Diseases–sponsored expert panel. J Allergy Clin Immunol 2017 Jan; 139:29. (http://dx.doi.org/10.1016/j.jaci.2016.10.010)

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades