Alergia e Imunologia: avanços, desafios e oportunidades na área

A especialidade de alergia-imunologia é um ramo recente na Medicina, embora várias doenças alérgicas tenham sido descritas desde a Antiguidade.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A especialidade de alergia-imunologia é um ramo relativamente recente na história da Medicina, embora várias doenças alérgicas tenham sido descritas desde a Antiguidade, como a asma e a alergia alimentar.

A compreensão da fisiopatologia das doenças imuno-alérgicas através da identificação de novos padrões moleculares e das suas funções teve uma contribuição fundamental para o entendimento dos mecanismos envolvidos na gênese, na identificação de novos fenótipos e endótipos, no desencadeamento e na manutenção das doenças alérgicas. Desta forma, novos métodos terapêuticos como as novas drogas biológicas e novas formas de imunoterapia, propiciam um manejo mais eficaz das mesmas.

No campo da imunologia, o entendimento dos genes responsáveis pelas alterações cromossômicas que levam ao aparecimento das imunodeficiências abre perspectivas de novas terapias gênicas, que somadas às terapêuticas já existentes, como a utilização de imunoglobulinas e a realização de transplantes de medulas, oferecem aos especialistas um maior controle e, em alguns casos, até mesmo a cura destas doenças.

alergia e imunologia

Desafios e oportunidades na Alergia e Imunologia

Na opinião de Flávio Sano, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), os médicos que atuam nesta especialidade devem cultivar sempre o interesse científico, a busca pelo conhecimento e a atualização constante, uma vez que a área vive em constantes mudanças, novidades e novas perspectivas terapêuticas.

Entretanto, não adianta ter conhecimento científico se o especialista não conseguir utilizar na prática por dificuldade de acesso. “O acesso às novas tecnologias é caro e, muitas vezes, indisponíveis a nível governamental e da saúde suplementar”, ressalta Flávio Sano.

Vários aspectos indicam que a especialidade tem um enorme potencial de crescimento, ampliação do escopo de atuação e valorização pela comunidade médica e sociedade.

Dentre estes, destacam-se o impacto epidemiológico das doenças alérgicas, o amplo espectro das doenças alérgicas e desordens imunológicas, a evolução no conhecimento dos mecanismos de desordens alérgicas e imunodeficiências, a identificação de novos alvos terapêuticos, o desenvolvimento dos imunobiológicos e as diversas interfaces da especialidade.

Essa especialidade tem interface com a pneumologia, dermatologia, otorrinolaringologia, reumatologia, gastroenterologia, infectologia e hematologia. Além disso, o especialista em alergia-imunologia é um profissional que pode atuar em diferentes níveis de atenção médica, bem como em ações de prevenção e promoção à saúde, além de pesquisas clínicas.

“Existe um aumento crescente do interesse traduzido no número de inscritos para o título de especialista. De 2018 para 2019 houve um aumento em mais de 50% no número de candidatos”, informa o presidente da ASBAI.

Segundo Flávio Sano, existem oportunidades significativas em todas as áreas dentro da alergia-imunologia clínica em todo o país, principalmente fora das capitais dos estados.

Conquistas da ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia conta com 1.500 sócios adimplentes. Entre as maiores conquistas da ASBAI estão:

  • Promoção da educação médica continuada e da difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia;
  • Fortalecimento do exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada;
  • Divulgação da importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências para toda a sociedade;
  • Realização de eventos presenciais e à distância;
  • Elaboração de consensos e guias nas diversas áreas de nossa especialidade, tendo o objetivo de ser a referência científica no Brasil.

Leia também sobre outras especialidades médicas:

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags