Página Principal > Imunologia > Alergia e Imunologia: para quem procura área clínica com procedimentos
médica examinando paciente criança

Alergia e Imunologia: para quem procura área clínica com procedimentos

Continuando nossa série de artigos sobre Residência e as especialidades médicas, hoje o Dr. Andre Gauderer fala tudo sobre Alergia e Imunologia.

1) O que é?

Nesse especialidade você irá tratar de doenças alérgicas e deficiências imunológicas. Para fazer o título de especialista é preciso de 2 anos de treinamento teórico-prático na Residência Médica ou pós-graduação. É uma especialidade clínica, porém com procedimentos como testes alérgico, testes de provocação com medicamentos e aplicação de imunoterapia.

2) Como é o dia a dia?

A maioria dos pacientes são pediátricos devido à maior prevalência das doenças alérgicas nessa faixa etária, então você tem que gostar de lidar com crianças. Rinites, sinusite, asma, dermatites e urticária são as doenças do dia a dia. Mas esteja preparado para diagnosticar escabiose, micose, DPOC, viroses.

3) Oportunidades de trabalho:

É uma especialidade clínica, sendo que na maioria das vezes o médico trabalha em consultório. Alguns se especializam em imunodeficiências e, nesse caso, o acompanhamento de pacientes graves em internações é necessário. Você terá oportunidade de trabalhar com lactentes ao paciente idoso, porém mais frequentemente com crianças.

4) Número de especialistas:

No momento, temos aproximadamente 1.500 profissionais registrados pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

5) Curiosidade(s):

– O médico alergista deve ter um amplo conhecimento de Dermatologia, Pneumologia e Pediatria. Também é preciso um conhecimento razoável de Rinologia, Oftalmologia e Farmacologia. Muitas vezes o paciente não tem uma doença alérgica, porém procura o especialista por estar com nariz entupido, olho ardendo, resfriados, etc, e é obrigação do mesmo fazer o diagnóstico diferencial e tratar ou encaminhar para o colega de outra especialidade.

6) Especialidades correlacionadas:

É uma especialidade muito relacionada a Pediatria, sendo com frequência a escolha de subespecialidade do pediatra. Também relacionada com Clínica Médica, Pneumologia, Otorrinolaringologia ou Dermatologia.

7) Área de atuação:

O médico alergista atua principalmente em consultório, postos de saúde e, ocasionalmente, em hospitais terciários tratando imunodeficiências.

8) Mensagem para quem quer seguir essa especialidade:

É uma boa especialidade para os colegas que procuram uma área clínica com procedimentos e querem ter uma visão geral do paciente, tratando todas as faixas etárias e inúmeras doenças, alérgicas ou não. Muitas vezes você acaba sendo o médico da família, uma vez que não é incomum que muitos da família sejam alérgicos e você acaba sendo a referência para eles, que passam então a te procurar por qualquer problema de saúde, mesmo que não seja de sua especialidade.

*Os artigos sobre as especialidades médicas foram produzidos em parceria com a Associação Nacional de Médicos Residentes

Autor:

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.