Algorítimo dos 10 Ps: manuseio de vias aéreas em pacientes com Covid-19

Grupo de médicos formulou protocolo cognitivo para seguir sequências de segurança durante manuseio de vias aéreas em pacientes com Covid-19.

A contaminação pelo vírus do SARS-CoV-2 pelos profissionais da área de saúde, principalmente aqueles que atuam na linha de frente ao combate dessa pandemia, é bastante elevada e vem aumentando durante todo esse período. Devido a isso, e com o intuito de mitigar os fatores de risco para esta disseminação, principalmente durante os procedimentos invasivos de alto risco de contaminação, o Instituto de Ciências Médicas da Índia, formulou um protocolo cognitivo para ajudar a seguir sequências de segurança durante manuseio de vias aéreas em pacientes com Covid-19, sempre levando em consideração um equilíbrio entre a segurança do paciente e da equipe envolvida. Foi denominado de Protocolo dos dez Ps que consiste nas seguintes regras:

Algorítimo dos 10 Ps: manuseio de vias aéreas em pacientes com Covid-19

1. Proteção

Uso obrigatório de equipamento de proteção individual (EPI) completa com máscara N-95 ou similar em toda a equipe que é responsável pelo manejo do paciente. Todo procedimento gerador de aerossol deve ser realizado pelo menor número possível de pessoas e dentro de salas de isolamento com pressão negativa.

2. Planejamento

Planejar primariamente a função e responsabilidade de cada participante da equipe, assim como a abordagem da via aérea de cada paciente antes de entrar na sala de isolamento. Formular planos alternativos de intubação a fim de evitar possíveis surpresas e proporcionar maior sucesso de intubação na primeira tentativa.

3. Preparo

Preparar, antes de entrar na sala de isolamento, todo o equipamento e medicações que serão utilizadas no paciente. Checar tipo de aspirador e fonte de oxigênio, monitores e medicação. Checar também eficácia da venóclise do paciente.

Leia também: Paciente cirúrgico e Covid-19: é possível um fluxo seguro?

4. Posição

Colocar o paciente na melhor posição possível para uma intubação mais fácil, dependendo de suas características anatômicas e clínicas.

5. Pré-oxigenação

Deve sempre ser realizada a fim de evitar hipóxia por um período prolongado de tempo caso haja dificuldade de intubação e com equipamento adequado.

6. Pré-tratamento

Caso o paciente necessite de ressuscitação volêmica ou estabilização dos sinais vitais, esses devem ser criteriosamente realizados previamente.

7. Pressão

Definida como a manobra de BURP que deve ser realizada apenas por um auxiliar treinado e experiente, pois essa pode acabar dificultando a intubação se for realizada de maneira inapropriada.

8. Profundidade de indução e relaxamento muscular

O paciente só deve ser intubado se estiver com profundidade de nível cognitivo e de relaxamento muscular adequado. Qualquer tentativa de intubação traqueal fora dos padrões clínicos aceitáveis, além de ser desumano ´pode ser prejudicial ao procedimento e gerar mais contaminação da equipe.

Saiba mais: Covid-19: orientações de manuseio do paciente com pneumonia e insuficiência respiratória

9. Colocação do tubo (Placement) e confirmação

A intubação deve ser realizada com o material adequado, sempre que possível realizar com videolaringoscópio e a confirmação da intubação deve ser realizada por visualização direta e capnografia. Caso haja dificuldade para a intubação utilizar o algoritmo padrão de falha de intubação.

10. Preocupações pós-intubação

Fixar bem todas as conexões para que não haja desconexão do circuito. Separar todo o material que foi utilizado e colocar dentro de um saco plástico selado com fecho duplo. Realizar higienização da sala 20 minutos após a intubação traqueal.

Referências bibliográficas:

  • Arora P, Kabi A, Dhar M, Bhardwaj BB. Sequência de segurança de intubação: o algoritmo 10 “Ps” e ferramenta cognitiva para manuseio de vias aéreas em pacientes com COVID‐19. BJAN. 2020;70(6):689-691. doi.: 10.1016/j.bjane.2020.08.009

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags