Alimentação rica em carboidratos é ideal para manter o peso após dieta?

Uma das dificuldades de quem faz dieta e consegue perder peso é manter essa perda sem que haja posteriormente um ganho após a regularização da alimentação.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Uma das dificuldades de quem passa por uma dieta, seja por motivos estéticos ou para manter a saúde em dia, e consegue perder peso é manter essa perda sem que haja posteriormente um ganho após a regularização da alimentação. O controle da massa corporal tem muita importância no que diz respeito a pacientes com histórico de sobrepeso ou obesidade, principalmente para manter a meta de indicadores como pressão arterial e níveis glicêmicos em indivíduos hipertensos e/ou diabéticos. Apesar de o mais recomendável ser a reeducação alimentar em vez de um regime restritivo de calorias, a dieta ainda é bastante popular e possui muitos adeptos.

Pesquisadores americanos realizaram um estudo para averiguar qual tipo de alimentação é mais eficaz na manutenção de peso após a perda de massa corporal. A pesquisa foi realizada entre 2014 e 2017 e os resultados foram publicados em novembro no periódico BMJ. O estudo testou três tipos de dietas diferentes de acordo com os níveis de carboidrato de cada uma (rica em carboidrato, nível moderado e pobre em carboidrato).

Leia mais: Obesidade: dieta com baixíssimas calorias auxilia na perda de peso

O levantamento contou com 164 participantes entre 18 e 65 anos, com índice de massa corporal (IMC) 25 ou mais. Todos haviam passado por uma dieta prévia e perderam aproximadamente 12% de seu peso corporal. Os indivíduos foram divididos em três grupos conforme a concentração de carboidrato na alimentação, 54 indivíduos foram designados ao grupo com alimentação rica em carboidratos, 40 ficaram no grupo moderado e 57 foram para o grupo cuja alimentação era pobre em carboidratos. O tempo de follow up foi de 20 semanas. Os desfechos primários observados foram o gasto energético e os secundários foram o gasto energético em repouso.

Os pesquisadores concluíram que o total do gasto energético variou com uma tendência linear de 52 kcal por dia (IC 95% [23-82]) para cada 10% a menos no consumo de carboidrato em todos os grupos. O total do gasto energético foi 91 kcal por dia a mais em participantes do grupo moderado, e 209 kcal por dia a mais nos do grupo do baixo consumo de carboidratos, em relação aos participantes do grupo cuja alimentação era rica em carboidratos.

Não só a perda de peso foi menor no primeiro grupo (alto consumo de carboidratos) em relação aos outros dois, como a manutenção do peso também foi menor entre os participantes que permaneceram com uma alimentação baseada em carboidratos.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags