Alta prevalência de doenças crônicas em crianças que sobrevivem ao tratamento de um câncer

A taxa de crianças que sobrevivem ao câncer vem aumentando nas últimas décadas, no entanto, esses pacientes frequentemente desenvolvem condições de saúde crônicas precoces e graves.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos

A taxa de crianças que sobrevivem ao câncer vem aumentando nas últimas décadas, no entanto, esses pacientes frequentemente desenvolvem condições de saúde crônicas precoces e graves. Para entender melhor o peso da doença crônica nessa população, pesquisadores americanos realizaram uma análise, publicada essa semana no The Lancet.

Para o artigo, foram analisadas a incidência cumulativa de 168 condições de saúde crônica não psiquiátricas em uma coorte de 5.522 adultos que sobreviveram, pelo menos, 10 anos após o diagnóstico de câncer na infância, entre 1961 e 2004. Controles correspondentes à idade e ao sexo foram utilizados para comparação.

Dos pacientes analisados, 3.010 (54,5%) estavam vivos, se matricularam no estudo e tiveram uma avaliação clínica prospectiva. A incidência cumulativa de doenças crônicas aos 50 anos foi de 99,9% (IC de 95%: 99,9 a 99,9) para doenças de 1º grau e 96% (IC de 95%: 95,3% a 96,8%) para as de grau 3 a 5.

Veja também: ‘Relação médico-paciente e o acompanhamento de uma criança com câncer’

Aos 50 anos, um sobrevivente experimentou, em média, 17,1 doenças crônicas de qualquer grau, das quais 4,7 foram de grau 3 a 5. O fator cumulativo de doenças crônicas nos controles foi de 9,2 (IC de 95%: 7,9 a 10,6; p <0,0001), sendo de 3 a 5 de 2,3 (1,9 a 2,7, p <0,0001).

Neoplasias secundários, distúrbios da coluna vertebral e doença pulmonar foram os principais contribuintes para o excesso de incidência cumulativa total. As análises multivariáveis ​​mostraram que a idade mais avançada no diagnóstico, o tipo de tratamento e as doses mais elevadas de radiação foram significativamente associadas a uma maior incidência cumulativa e gravidade de doenças crônicas.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que o peso das doenças crônicas em sobreviventes do câncer infantil é substancial e altamente variável. Eles esperam que esse estudo possa fornecer dados para melhor informar futuras orientações clínicas, pesquisas e planejamento de serviços de saúde para essa população vulnerável e clinicamente complexa.

Leia o artigo na íntegra nesse link.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades