Alteração visual indica Parkinson?

Um novo artigo publicado na revista Radiology sugere que alterações na visão podem ser sinal precoce de Doença de Parkinson.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Um novo artigo publicado na revista Radiology sugere que alterações na visão podem ser sinal precoce de Doença de Parkinson.

Para o estudo, pesquisadores recrutaram 20 pacientes com Parkinson recentemente diagnosticado e 20 controles saudáveis. Ressonância magnética (imagem ponderada em T1 e ponderada por difusão) com RM de 3 Tesla e análise pelo método morfometria-baseada-em-voxel (MBV) foram realizados nos participantes.

Nos pacientes com a doença, a RM revelou alterações significativas na distribuição da conectividade de radiação óptica, com diminuição da densidade do núcleo geniculado lateral na área V2 (F: -8,28; P <0,05), um aumento significativo na difusividade média da radiação óptica (F: 7,5; P = .014) e uma redução significativa na concentração de matéria branca.

Veja também: ‘Cuidado com a cabeça! Poderia um traumatismo craniano causar doença de Parkinson?!’

A análise pelo MBV mostrou também uma redução significativa nos volumes corticais visuais (P <0,05). Além disso, a área quiasmática e o volume foram significativamente reduzidos (P <0,05).

Para os pesquisadores, esses achados mostram que alterações na visão podem ser detectadas em estágios iniciais da doença de Parkinson e que todo o sistema visual intracraniano pode estar envolvido.

*Esse artigo foi revisado pelo médico Eduardo Moura.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades