Alterações na insulina e no IMC de crianças têm relação com a saúde mental no futuro?

Veja os resultados do estudo que avaliou que papel os níveis de insulina de jejum têm na saúde mental mais tarde na vida.

Os distúrbios cardiometabólicos geralmente ocorrem concomitantemente com psicose e depressão, contribuem para altas taxas de mortalidade e são detectáveis desde o início dos distúrbios psiquiátricos. No entanto, não está claro se as tendências longitudinais nas características cardiometabólicas desde a infância estão associadas a riscos de psicose e depressão em adultos.

Uma pesquisa publicada no jornal JAMA Psychiatry avaliou o papel que os níveis de insulina de jejum (IJ), bem como o índice de massa corporal (IMC) têm na depressão e psicose mais tarde na vida.

criança em balança porque IMC e insulina têm influência na saúde mental

Insulina e saúde mental

Uma coorte oriunda do estudo Avon Longitudinal Study of Parents and Children (estudo prospectivo incluindo 14.975 indivíduos da população britânica), foi conduzido usando dados de participantes com idades entre 1 e 24 anos. Dados de IMC e nível de IJ foram usados ​​para modelagem de mistura de crescimento para delinear trajetórias de desenvolvimento, e as associações com psicose e depressão foram avaliadas.

O estudo foi realizado entre 15 de julho de 2019 e 24 de março de 2020. Os níveis de insulina em jejum foram medidos aos 9, 15, 18 e 24 anos, e o IMC foi medido aos 1, 2, 3, 4, 7, 9, 10, 11, 12, 15, 18 e 24 anos. Dados sobre sexo, raça/etnia, classe social paterna, problemas emocionais e comportamentais na infância e pontuações cumulativas de problemas de sono, ingestão calórica média, atividade física, tabagismo e uso de álcool e substâncias na infância e adolescência foram analisados como potenciais confundidores.

Leia também: Indicadores clínicos de psicose resistente ao tratamento

O risco de psicose (experiências psicóticas definitivas, transtorno psicótico, estado mental de risco e pontuação de sintomas negativos) e o risco de depressão (medido usando o Cronograma de Entrevista Clínica Revisado) foram avaliados aos 24 anos.

Resultados

Os pesquisadores descreveram que, a partir dos dados disponíveis sobre 5.790 participantes (3132 [54,1%] mulheres) para os níveis de IJ e dados disponíveis sobre 10.463 participantes (5336 [51,0%] mulheres) para o IMC, foram observadas três trajetórias distintas para os níveis de IJ e 5 trajetórias distintas para o IMC, todos os quais foram diferenciados no meio da infância.

A trajetória do nível de IJ persistentemente alto foi associada a um estado mental de risco de psicose (odds ratio ajustada [aOR], 5,01; intervalo de confiança de 95% [IC de 95%], 1,76-13,19) e transtorno psicótico (aOR, 3,22; IC de 95%, 1,11-9,90) mas não depressão (aOR, 1,38; IC 95%, 0,75-2,54). Um grande aumento no IMC no início da puberdade foi associado à depressão (aOR, 4,46; 95% CI, 2,38-9,87), mas não psicose (aOR, 1,98; 95% CI, 0,56-7,79). Os níveis persistentemente elevados de IJ a partir dos 9 anos de idade foram associados à psicose aos 24 anos, e o aumento do IMC no início da puberdade foi associado à depressão aos 24 anos.

Mais da autora: Conflitos entre pais divorciados interferem na saúde mental do filho?

Conclusões

Os pesquisadores concluíram que a comorbidade cardiometabólica de psicose e depressão pode ter origens distintas no início da vida. Eles descreveram que a sensibilidade à insulina interrompida desde o meio da infância parecia estar associada à psicose no adulto, e os aumentos do IMC começando na época do início da puberdade estavam associados à depressão na idade adulta.

Embora a confusão residual possa ser um problema, os pesquisadores destacam que esses resultados sugerem que esses marcadores cardiometabólicos podem estar entre fatores de risco compartilhados e indicadores para transtornos cardiometabólicos e psiquiátricos em adultos e podem representar novos alvos para prevenção e tratamento de transtornos cardiometabólicos em indivíduos com psicose e depressão.

Referência bibliográfica:

  • Perry BI, Stochl J, Upthegrove R, Zammit S, Wareham N, Langenberg C, Winpenny E, Dunger D, Jones PB, Khandaker GM. Longitudinal Trends in Childhood Insulin Levels and Body Mass Index and Associations With Risks of Psychosis and Depression in Young Adults. JAMA Psychiatry. 2021 Jan 13:e204180. doi: 10.1001/jamapsychiatry.2020.4180. Epub ahead of print. PMID: 33439216; PMCID: PMC7807390.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.