Alterações no padrão de sono após infecção por covid-19

Uma nova condição encontrada e que pode também fazer parte da síndrome da covid-19 longa ou sequela aguda pós-covid-19 é o distúrbio de sono.

Já é sabido que muitos pacientes infectados pelo vírus da covid-19, apresentam após a sua cura, a síndrome do covid-19 longa que é o surgimento de diversas alterações clínicas como dor crônica e distúrbio cognitivo que perpetuam por meses após a remissão do quadro infeccioso. Essas alterações  acabam promovendo uma diminuição da qualidade de vida desses pacientes e passa a ser preocupante  e objeto de estudos de vários cientistas.

sono

Distúrbio do sono

Uma nova condição encontrada e que pode também fazer parte da síndrome da covid-19 longa ou  sequela aguda pós-covid-19 é o distúrbio de sono. Alterações de sono moderadas a severas estão afetando cerca de 40% de pacientes após a infecção por covid-19, sendo mais comum em pacientes de raça negra.  

A Dra Cinthya Pena Orbea, especialista da Clínica de Sono da Cleveland Clinic, relata que a prevalência  desses distúrbios está alarmante. Em um estudo realizado pela equipe da Dra Pena, foram analisado dados de 962 pacientes com síndrome da covid-19 longa na Cleveland Clinic ReCOVer Clinic no periodo de  Fevereiro de 2021 até Abril de 2022. Esses achados foram apresentados na SLEEP 2022: 36th Annual  Meeting of the Associated Professional Sleep Societies.  

Mais de 2/3 dos pacientes estudados, cerca de 67,2%, relataram pelo menos a presença de sintomas  como fadiga moderada, enquanto 21,8% relataram fadiga severa. Além disso, 41,3% dos pacientes  avaliados relataram presença de disturbios de sono moderados e 8% disturbios de sono de intensidade  severa, incluindo insônia. Todos esses distúrbios acabram por alterar a qualidade de vida dos pacientes  em questão.  

Alguns outros fatores foram ligados ao aparecimento desses sintomas relacionados ao sono. Entre eles  podemos citar a obesidade, distúrbios de humor e a raça negra.  

“Não sabemos ainda o porque desses fatores demográfocos em relação a raça serem preponderantes,  porém estamos estudando para melhor entender porque a raça está se mostrando um fator  determinante para o desenvolvimento de alterações específicas do sono após a infecção por covid-19”  relata a Dra Pena.  

Não se sabe ao certo por quanto tempo esses sintomas perduram após o diagnóstico, porém o que se  tem evidenciado é que na população acometida, as alterações permanecem por um período de seis a oito meses.

Leia também: Recomendações dietéticas para a síndrome pós-covid-19

A Dra Ruth Benca, PhD, e chefe da Alliance for Sleep não se mostra surpresa com os achados da clínica de Cleveland. Segundo ela, a insonia foi um distúrbio de sono que acabou afetando toda a população,  mesmo as pessoas não infectadas, devido a situação de medo, incerteza, ansiedade, estresse e isolamento criada pela pandemia. E ter efetivamente o diagnóstico de covid-19, agravou mais ainda a  presença e persistência desse distúrbio.  

Será portanto que os distúrbios de sono apresentado pelos pacientes após infecção por covid-19 são efetivamente sequelas causados pela infecção ou apenas um agravamento de distúrbios que surgiram  no decorrer da pandemia? Muito ainda precisa ser estudado e analisado para que conclusões definitivas sejam afirmadas.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Megan Brooks. 'Alarming' New Data on Disordered Sleep After COVID - Medscape - Jun 07, 2022
  • [internet] SLEEP 2022: 36th Annual Meeting of the Associated Professional Sleep Societies: Abstract 0735. Presented June 6, 2022.