Alzheimer e depressão: pesquisadores identificam potenciais alvos moleculares

Diversas evidências relacionam o Alzheimer e a depressão, mas os mecanismos moleculares desta ligação são, em grande parte, desconhecidos.

Diversas evidências relacionam o Alzheimer e a depressão, mas os mecanismos moleculares desta ligação são, em grande parte, desconhecidos. Como a inflamação e a sinalização da serotonina têm sido observados em ambas as doenças, pesquisadores examinaram as relações entre os oligômeros beta-amiloide (AβOs), o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) e os níveis de serotonina em roedores.



A administração intracerebroventricular de AβO induziu o comportamento depressivo, através da ativação do receptor 4-dependente (TLR4-dependente) de ativação da microglia, levando à atividade excessiva de TNF-α, mas não a algumas outras citocinas pró-inflamatórias.

Ao mesmo tempo, AβO reduziu os níveis de serotonina no cérebro, que, por sua vez, aumentaram os níveis de TNF-α. Além disso, a injeção de serotonina reduziu a ativação microglial induzida por AβO e a atividade de TNF-a. Desativar o TLR4 bloqueou a capacidade de AβO para induzir o comportamento depressivo.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Os pesquisadores acreditam que esses achados podem abrir novas possibilidades para o desenvolvimento de terapias eficazes para o Alzheimer e a depressão, visando a modulação da função microglial.

Referências:

  • Ledo JH et al. Cross talk between brain innate immunity and serotonin signaling underlies depressive-like behavior induced by Alzheimer’s amyloid-β oligomers in mice. J Neurosci 2016 Nov 30; 36:12106. (https://dx.doi.org/10.1523/JNEUROSCI.1269-16.2016)
  • https://www.jwatch.org/na43035/2016/12/16/potential-molecular-targets-alzheimer-disease-related

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades