American Cancer Society muda a idade do rastreio de câncer colorretal; entenda

O câncer colorretal é o quarto câncer mais comumente diagnosticado entre adultos nos Estados Unidos e a segunda principal causa de mortalidade por câncer, levando a mais de 50 mil óbitos anualmente.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O câncer colorretal é o quarto câncer mais comumente diagnosticado entre adultos nos Estados Unidos e a segunda principal causa de mortalidade por câncer, levando a mais de 50 mil óbitos anualmente. Recentemente, a American Cancer Society (ACS) publicou novas diretrizes para abordagem da doença e anunciou que o rastreamento do câncer colorretal deve começar aos 45 anos para adultos com risco médio.

A idade geralmente recomendada para início de rastreamento por outros grupos é de 50 anos. As novas diretrizes baseiam-se em uma revisão dos estudos sobre câncer colorretal, bem como na modelagem por microssimulação*.

*Microssimulação: categoria de ferramentas analíticas computadorizadas que executam análises altamente detalhadas de atividades. É frequentemente usada para avaliar os efeitos das intervenções propostas antes de serem implementadas no mundo real.

Tenha sempre condutas atualizadas na sua mão! Baixe gratuitamente o Whitebook.

Recomendações da ACS:

Adultos com idade igual ou superior a 45 anos com risco médio de câncer colorretal devem ser submetidos a exames regulares com um teste baseado em fezes de alta sensibilidade ou um exame estrutural (visual), dependendo da preferência do paciente e da disponibilidade do teste. Como parte do processo de triagem, todos os resultados positivos nos testes de triagem devem ser acompanhados com colonoscopia oportuna. A recomendação para iniciar o rastreamento aos 45 anos é uma recomendação qualificada**. A recomendação para rastreamento regular em adultos com 50 anos ou mais é uma recomendação forte**.

**Uma recomendação forte transmite o consenso de que os benefícios da adesão a essa intervenção superam os efeitos indesejáveis ​​que podem resultar da triagem. As recomendações qualificadas indicam que há evidências claras de benefício (ou dano) de triagem, mas menos certeza sobre o equilíbrio de benefícios e danos ou sobre os valores e preferências dos pacientes, o que poderia levar a decisões diferentes sobre triagem.

Outras recomendações:

  • A triagem regular é indicada até os 75 anos para aqueles com risco médio que tenham uma expectativa de vida de mais de 10 anos.
  • Para adultos com idade entre 76 e 85 anos, os médicos devem individualizar a decisão de rastrear.
  • A triagem deve ser desencorajada entre aqueles com 86 anos ou mais.

LEIA MAIS: Câncer colorretal – novas diretrizes para prevenção

Referências:

  • Wolf, A. M., Fontham, E. T., Church, T. R., Flowers, C. R., Guerra, C. E., LaMonte, S. J., Etzioni, R. , McKenna, M. T., Oeffinger, K. C., Shih, Y. T., Walter, L. C., Andrews, K. S., Brawley, O. W., Brooks, D. , Fedewa, S. A., Manassaram‐Baptiste, D. , Siegel, R. L., Wender, R. C. and Smith, R. A. (2018), Colorectal cancer screening for average‐risk adults: 2018 guideline update from the American Cancer Society. CA: A Cancer Journal for Clinicians. . doi:10.3322/caac.21457
  • https://www.jwatch.org/fw114226/2018/05/31/american-cancer-society-recommends-colorectal-cancer

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades