Amnésia global transitória: uma breve revisão

A amnésia global transitória (AGT) é uma síndrome clínica caracterizada pelo início agudo de amnésia anterógrada. Veja mais nessa revisão.

A amnésia global transitória (AGT) é uma síndrome clínica caracterizada pelo início agudo de amnésia anterógrada. Os pacientes frequentemente fazem perguntas repetitivas, como se estivessem desorientados, e podem ter incapacidade variável de recordar informações gerais ou pessoais (amnésia retrógrada), enquanto o evento durar.

Leia também: Qual a prevalência de recorrência de amnésia global transitória?

Neste cenário, outras funções cognitivas estão preservadas. Os episódios são autolimitados e, por definição, desaparecem em 24 horas, com recuperação da memória, exceto o que aconteceu durante o episódio. Uma minoria de pacientes experimenta alguns episódios recorrentes. 

Mais de 25% dos pacientes com epilepsia no país são portadores em estágio grave

Mais de 25% dos pacientes com epilepsia no país são portadores em estágio grave

Quem pode apresentar amnésia global transitória? 

A AGT ocorre principalmente em adultos mais velhos, entre 50 e 80 anos, com média de idade de início entre 60 e 65 anos. A incidência não difere de acordo com o sexo. 

Embora a isquemia cerebral seja uma das causas postuladas, é controverso se os fatores de risco cerebrovasculares aumentam o risco de AGT. 

Muitos estudos de caso-controle não encontram diferença na prevalência de fatores de risco ateroscleróticos, como hipertensão, diabetes e hipercolesterolemia entre pacientes com AGT e controles pareados por idade e sexo.  Por outro lado, em um estudo com bases de dados de pacientes internados (de 1998 a 2008), os pacientes com AGT tinham quase duas vezes mais chances de ter hipertensão (51 versus 28%) e três vezes mais chances de ter dislipidemia (34 versus 13%), quando comparados com a população de pacientes internados em geral. Em outro grande estudo comparando pacientes com amnésia global transitória, pacientes com ataque isquêmico transitório (AIT) e controles pareados, os pacientes com AGT eram mais propensos do que os controles pareados por idade e sexo a ter dislipidemia, acidente vascular cerebral isquêmico prévio e doença cardíaca isquêmica. No entanto, em comparação com os pacientes com AIT, aqueles com AGT eram menos propensos a ter hipertensão, diabetes, história de acidente vascular cerebral isquêmico e fibrilação atrial. 

Descobriu-se que a enxaqueca está fortemente associada (quase seis vezes mais prevalente) à AGT em alguns pacientes, mas não em todos os estudos de caso-controle. Entre os pacientes com eventos recorrentes de AGT, 37,5% relatam enxaqueca em comparação com 14% daqueles sem recorrência. 

Os sintomas clínicos sugerem que o local primário de envolvimento neurológico é o lobo temporal mediobasal e o hipocampo. Estudos de neuroimagem funcional fornecem evidências de que esta área está envolvida na formação e recuperação de novas memórias episódicas. Neurônios na área CA1 do hipocampo são conhecidos por serem seletivamente vulneráveis ao estresse metabólico celular, especificamente no cenário de hipóxia e isquemia. Essa vulnerabilidade pode estar relacionada à sensibilidade à liberação e captação glutamatérgica citotóxica, ou à anatomia vascular do hipocampo. 

Além do envolvimento desta topografia, também há relatos que as conexões entre outras regiões do cérebro (especialmente nas regiões dos giros orbitofrontal, parietal e angular) estejam envolvidas. 

Não há consenso sobre uma patogênese subjacente comum. As hipóteses incluem uma etiologia vascular (arterial ou venosa), um fenômeno migranoso (ou depressão alastrante cortical), epilepsia e um distúrbio psicogênico. Nenhuma dessas hipóteses explica de forma clara e consistente as características clínicas.  

A avaliação inicial e o manejo dos pacientes durante um episódio de AGT se concentram na exclusão de outras etiologias. O diagnóstico é clínico; não há testes confirmatórios. Para um paciente que apresenta um episódio agudo de amnésia anterógrada, o diagnóstico de amnésia global transitória é feito com confiança, com base na síndrome clínica, se todas as seguintes características estiverem presentes: 

  1. Início abrupto de dificuldade de memória, testemunhado por um observador confiável;
  2. Amnésia anterógrada proeminente, geralmente acompanhada de perguntas repetitivas;
  3. Alguma amnésia retrógrada e dificuldade leve em tarefas executivas podem estar presentes; outros domínios cognitivos parecem normais;
  4. Sem traumatismo craniano antecedente ou alteração de consciência durante o episódio;
  5. Sem perda de identidade pessoal;
  6. Sem sintomas ou sinais neurológicos focais durante ou após o episódio;
  7. Os sintomas clínicos duram pelo menos 1 hora e desaparecem em 24 horas.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades