Amniotomia na indução de parto de nulíparas: qual o melhor momento de realização?

A indução de parto é uma forma de produzir trabalho de parto de forma artificial em pacientes que tenham essa necessidade.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A indução de parto é uma forma de produzir trabalho de parto de forma artificial em pacientes que tenham essa necessidade. Atualmente aproximadamente 25% dos partos passam por essa modalidade de nascimento. As indicações podem ser maternas, fetais ou ambas. Gestações gemelares, doenças hipertensivas, oligoâmnio, polidrâmnio, restrição de crescimento, isoimunização, amniorrexe prematura em diferentes idades gestacionais ou corioamnionite são exemplos de situações em que a indução do parto pode ser necessária para resolução da gravidez.

Leia também: Enxaqueca e resultados perinatais adversos na gravidez

Guidelines são discutidos na tentativa de sistematizar o amadurecimento do colo uterino para administração de ocitocina em seguida. Ainda não temos um consenso que seja aceito de forma uniforme.

Amniotomia na indução de parto de nulíparas qual o melhor momento de realização

Análise recente

Para avaliar uma dessas formas de indução de parto, um estudo publicado no International Journal of Gynecology & Obstetrics em junho de 2022 avaliou 140 nulíparas submetidas a amadurecimento cervical com cateter de Foley (método de Krauze). Após o amadurecimento, todas receberam ocitocina endovenosa e foram randomizadas em dois grupos: o primeiro sendo realizada amniotomia precoce e em outro, amniotomia depois de 4 horas de ocitocina. O desfecho estudado foi o tempo de evolução até o parto. Todas as pacientes entravam para a randomização semelhantes: dilatação ≥ 3 centímetros, gestações únicas, apresentação cefálica, membranas íntegras e vitalidade fetal tranquilizadora.

Na avaliação dos desfechos observaram intervalo até o parto em horas(média ± DP) de 9,0 ± 3,6 horas versus 10,6 ± 3,5 horas entre amniotomia precoce versus tardia, respectivamente (diferença média de 1,4 horas) (P=0,004). As taxas de cesárea entre os grupos foram de 41,4% vs 47,1% (RR 0,88, P=0,50) e o nível de satisfação materna com o processo de parto foi de (intervalos interquartis) de 7 (7-8) vs 7 (7-8) para os braços de amniotomia precoce vs tardia respectivamente.

Saiba mais: A assustadora taxa de cesáreas no Brasil

Conclusão

Conclui-se que em nulíparas submetidas a amadurecimento cervical com sonda de Foley seguida de administração de ocitocina, e amniotomia precoce abrevia o intervalo até o parto, sem no entanto reduzir as taxas de cesárea. No nosso país, o Ministério da Saúde em suas orientações de assistência ao parto normal, desestimula a amniotomia precoce (publicado em 2022 na última atualização).

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# Hasan NA, Hong JGS, Teo IH, Zaidi SN, Hamdan M, Tan PC. Early versus Delayed Amniotomy with Immediate Oxytocin After Foley Catheter Cervical Ripening in Nulliparous Labor Induction: A Randomized Trial. Int J Gynaecol Obstet. 2022 Jun 20. doi: 10.1002/ijgo.14313.