Anemia no doente renal crônica: roxadustat surge como opção de tratamento oral

Foram publicados 3 artigos a respeito de um novo medicamento (roxadustat) para anemia na doença renal crônica, que parece ser uma opção promissora.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A anemia é comum em pacientes com doença renal crônica (DRC), sendo associada ao aumento da mortalidade e hospitalizações. Anteriormente, não havia tratamento específico para a anemia nestes pacientes, que eram submetidos frequentemente a transfusões sanguíneas. A eritropoetina chegou no ano de 1989 para mudar esta história. Junto com o ferro, é um tratamento essencial no doente renal crônico. No último mês, o NEJM publicou 3 artigos a respeito de um novo medicamento (roxadustat) para anemia na DRC, que parece ser uma opção promissora.

Estudos sobre Roxadustat

O Roxadustat é uma droga que atua mimetizando a resposta natural à hipóxia, estimula a eritropoese e regula o metabolismo do ferro. Com uma meia-vida de aproximadamente 10 horas, é administrado três vezes por semana e tem uso por via oral, diferentemente da eritropoetina que é subcutânea.  Uma ação chave é a redução nos níveis de hepcidina, que permite acesso aos estoques de ferro existentes, bem como absorção de ferro oral. Isso evita o uso de altas doses de ferro intravenoso, que tem sido associado a um aumento do estado inflamatório e aumento da mortalidade. Os estudos ressaltaram que uma preocupação no uso do roxadustat, que foi o fato de a medicação estar associada a hipercalemia, por mecanismos não esclarecidos.

Saiba mais: Relação entre hipertensão e doença renal crônica

O medicamento está em fase 3 em dois ensaios chineses. Nestes, o roxadustat foi superior ao placebo em aumentar os níveis de hemoglobina em pacientes com anemia que não estavam em diálise. E também não era inferior a eritropoietina (epoetina alfa) no aumento dos níveis de hemoglobina em pacientes com anemia que estavam passando por hemodiálise.  

Dúvidas sobre a utilização

Muitas questões a respeito do roxadustat ainda precisam ser respondidas:

  • Podemos extrapolar os resultados encontrados em população chinesa para todos os pacientes com DRC?
  • Como serão os desfechos a longo prazo e em estudos com populações maiores?
  • Devemos usar o roxadustat com os resultados que já temos? 

Aguardaremos as respostas dos novos estudos e compartilharemos no portal da Pebmed!

 

Referências:

  • Joshua Kaplan, M.D. Roxadustat and Anemia of Chronic Kidney Disease. . N Engl J Med. DOI: 10.1056/NEJMe1908978.
  • Chen N, Hao C, Peng X, et al. Roxadustat for anemia in patients with kidney disease not receiving dialysis. N Engl J Med. DOI: 10.1056/NEJMoa1813599.
  • Chen N, Hao C, Liu B-C, et al. Roxadustat treatment for anemia in patients undergoing long-term dialysis. N Engl J Med. DOI: 10.1056/NEJMoa1901713.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades