Anestesia e tireotoxicose

A tireotoxicose é causada pelo aumento sérico inapropriado de hormônios tireoidianos, assim como ocorre no hipertireoidismo. Saiba mais.

A tireotoxicose é uma condição clínica causada pelo aumento sérico inapropriado de hormônios tireoidianos, assim como ocorre no hipertireoidismo. Suas principais causas são a doença de Graves, bócio tóxico multinodular e adenoma tóxico.

tireotoxicose

Sintomas da tireotoxicose

Os sintomas da tireotoxicose são mediados pelo estado hipermetabólico induzido pelo T3, a forma ativa do hormônio tireoidiano, que pode afetar quase todos os sistemas orgânicos. Os pacientes podem apresentar sintomas neurológicos hiperativos, como ansiedade, insônia e agitação. Intolerância ao calor e aumento da transpiração, formação de bócio, perda de peso apesar do aumento do apetite, fraqueza muscular e retração da pálpebra com edema periorbital e oftalmoplegia. 

As manifestações cardiovasculares da tireotoxicose incluem palpitações, fibrilação atrial, taquicardia, intolerância ao exercício, dispneia aos esforços e aumento da pressão de pulso. Os pacientes costumam apresentar um estado de alto débito cardíaco secundário ao hormônio tireoidiano elevado, reduzindo a resistência vascular periférica e ativando o sistema renina-angiotensina-aldosterona aumentando o volume plasmático e a pré-carga, enquanto aumenta diretamente a contratilidade miocárdica e a frequência cardíaca em repouso. Paradoxalmente, os pacientes podem apresentar sintomas de insuficiência cardíaca devido a cardiomiopatias preexistentes.

Saiba mais: Anestesia e insulinoma

O diagnóstico de hipertireoidismo é confirmado quando os níveis de TSH estão abaixo dos intervalos de referência normais, enquanto os níveis de T4 estão elevados. Sua forma subclínica se apresenta com níveis normais de T3 e T4 e níveis reduzidos de TSH. O hipertireoidismo eutireoideo é uma condição em que as concentrações séricas totais de T4 estão elevadas, mas os níveis séricos de TSH são normais. Isso pode ser secundário a distúrbios da proteína de ligação do hormônio tireoidiano ou medicamentos, como propranolol, amiodarona ou abuso de anfetaminas, que podem levar à inibição da conversão de T4 em T3.

Anestesia

O diagnóstico da doença de Graves pode ser feito com a presença de uma glândula tireoide simetricamente aumentada, oftalmopatia e hipertireoidismo moderado a grave. A imagem da captação de iodo radioativo é realizada quando o diagnóstico clínico da doença não é claro. Dependendo da etiologia do hipertireoidismo, as opções de tratamento incluem iodo radioativo, terapias com drogas antitireoidianas e cirurgia. A tireoidectomia é indicada na suspeita de malignidade da tireoide, bócio com sintomas obstrutivos ou extensão retroesternal, hipertireoidismo recorrente ou falha em responder ao tratamento médico.

É recomendado que pacientes com tireotoxicose estejam eutireoideos antes de cirurgias eletivas e tireoidectomias, já que o estresse cirúrgico pode precipitar uma crise tireotóxica. Os medicamentos antitireoidianos, como metamizol e propiltiuracil, que inibem diretamente a síntese de hormônio tireoidiano, são terapias de primeira linha, mas podem levar de 6 a 8 semanas para atingir o estado eutireoidiano. Os principais efeitos colaterais de ambos os medicamentos são agranulocitose, trombocitopenia e anemia aplástica. O propiltiuracil também está associado à insuficiência hepática fulminante.

Betabloqueadores devem ser iniciados em pacientes com FC >90bpm ou em pacientes com doença cardiovascular preexistente. Bloqueadores de canais de cálcio, como verapamil e diltiazem, podem ser utilizados em pacientes com contraindicação aos betabloqueadores. Estudos mostram que a administração de soluções orais de iodo no pré-operatório diminui a perda sanguínea intraoperatória por diminuir a vascularização da tireoide. 

A avaliação da função cardiopulmonar deve ser incluída no pré-operatório assim como um estudo completo da via aérea, pois o bócio pode comprometer a anatomia da via aérea e estruturas do mediastino. As principais complicações da tireoidectomia são o edema de laringe, lesão do nervo laríngeo recorrente, hematoma, traqueomalácia e hipocalcemia. 

Leia também: Anestesia e síndrome carcinoide: o que precisamos saber?

A crise tireotóxica é uma forma grave de tireotoxicose, com mortalidade entre 10 a 20%, caracterizada por níveis elevados de catecolaminas circulantes. Os sintomas incluem hipertermia, taquicardia, fibrilação atrial, insuficiência cardíaca congestiva, icterícia e manifestações do sistema nervoso central, como agitação, delírio, convulsões e coma. O tratamento deve ser imediato, como antitérmicos, betabloqueadores, drogas antitireoidianas para inibição da conversão de T4 em T3 (propiltiuracil tem início de ação mais rápido que metamizol). Iodoterapia e altas doses de corticoides também inibem a conversão. A colestiramina pode ser usada como terapia adjuvante porque evita a recirculação entero-hepática do hormônio tireoidiano.

Referências bibliográficas:

  • Peramunage D, Nikravan S. Anesthesia for Endocrine Emergencies. Anesthesiol Clin. 2020 Mar;38(1):149-163. doi: 10.1016/j.anclin.2019.10.006. Epub 2020 Jan 2. PMID: 32008649.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades