Anestésicos influenciam na cognição do paciente a longo prazo?

Um artigo do Expert Opinion on Drug Safety analisou os resultados de estudos sobre a segurança dos anestésicos em relação à neurotoxicidade a longo prazo.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Um artigo do Expert Opinion on Drug Safety analisou os resultados de estudos sobre a segurança dos anestésicos em relação à neurotoxicidade a longo prazo, com foco nas disfunções cognitivas pós-operatórias, doença de Alzheimer e demências, desenvolvimento de cérebro, depressão pós-operatória e transtorno do espectro autista.

As conclusões dos autores foram:

  • O declínio das funções cognitivas e os problemas temporários de memória, que ocorrem após uma cirurgia com uso de anestesia, podem persistir por dias a meses e, em alguns casos, por mais tempo.
  • Existe uma possível ligação entre anestesia geral e mudanças induzidas em moléculas envolvidas na patogênese da doença de Alzheimer.
  • A exposição de crianças de até 3 anos à anestesia geral pode afetar o desenvolvimento do sistema nervoso central, resultando em deficiências cognitivas e comportamentais duradouras, como déficits na aprendizagem e memória.
  • Nos últimos anos, os cientistas também levantaram a hipótese de um potencial papel da anestesia geral no desenvolvimento de depressão pós-operatória e transtorno do espectro autista.
  • A ativação neuroinflamatória por cirurgia e anestesia pode ser um fator chave na patogênese da neurotoxicidade.
  • A exposição à anestesia geral é potencialmente prejudicial para o cérebro humano e os consequentes déficits cognitivos a longo prazo devem ser classificados como uma patologia iatrogênica e considerados um problema de saúde pública.

Em dezembro de 2016, a U.S. Food and Drug Administration (FDA) lançou uma nota para profissionais de saúde e pais alertando sobre os riscos do uso de anestésicos e sedativos em crianças abaixo de 3 anos de idade e em gestantes no terceiro trimestre de gestação.

Referências:

  • Vincenzo Fodale, Vincenzo F. Tripodi, Olivia Penna, Fausto Famà, Francesco Squadrito, Epifanio Mondello & Antonio David (2017): An update on anesthetics and impact on the brain, Expert Opinion on Drug Safety, DOI: 10.1080/14740338.2017.1351539

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades