Ansiedade: pesquisa associa consumo de ômega 3 ao controle dos sintomas

Uma pesquisa revelou que uma dieta balanceada e rica em ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 pode ser a chave para a redução do impacto da ansiedade.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A ansiedade é um transtorno que acomete milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Uma dieta balanceada e rica em ômega 3 pode ser a chave para a redução do impacto da doença. De acordo com a pesquisa realizada em março deste ano e publicada em setembro na revista Jama Network, o consumo de ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 durante um tempo determinado contribuiu para amenizar o impacto das manifestações clínicas do distúrbio.

Em um estudo de metanálise, pesquisadores selecionaram 19 testes clínicos randômicos com 2.240 participantes, dos quais 55% eram mulheres (n=1.232) e 45% homens (n=1.008) com idade média de 43,7 anos. Os indivíduos foram divididos aleatoriamente em dois grupos, o primeiro recebeu uma dose diária de 1605,7 mg de ômega 3 enquanto o segundo grupo recebeu placebo.

Leia mais: Tratamento para ansiedade deve continuar por, no mínimo, 1 ano após melhora clínica

Segundo o resultado da pesquisa de metanálise, o desfecho primário mostrou que os sintomas de ansiedade diminuíram em pacientes que receberam ômega 3 em relação aos que receberam apenas placebo (Hedges g, 0,374; IC 95%, [0,081-0,666]; P = 0,01), apesar de os efeitos clínicos em geral serem modestos.

A análise de subgrupo concluiu que a queda na severidade dos sintomas da ansiedade foi percebida nos indivíduos com diagnóstico bem definido e não no subgrupo cujos sintomas do distúrbio não eram específicos.

Os efeitos ansiolíticos dos  ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 (tanto o ácido docosa-hexaenoico quanto o eicosapentaenoico) foram identificados mais claramente nos subgrupos que consumiram a substância em maior dosagem (a partir de 2000 mg ao dia), em relação aos indivíduos que consumiram uma dose diária menor do que 2000 mg.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Su K, Tseng P, Lin P, et al. Association of Use of Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids With Changes in Severity of Anxiety SymptomsA Systematic Review and Meta-analysisJAMA Network Open.2018;1(5):e182327. doi:10.1001/jamanetworkopen.2018.2327

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades