Anti-inflamatórios aumentam mortalidade cardiovascular

Os Anti-inflamatórios Não Esteroides (AINE) são utilizados em todo o mundo para analgesia. Somente nos EUA mais de 100 milhões de receitas destes medicamentos são prescritas por ano. O uso não controlado e contínuo desta medicação pode causar efeitos muito danosos. Entre os principais temos a insuficiência renal, doença ulcerosa gastrointestinal e sangramentos. A aspirina …

250-BANNER5Os Anti-inflamatórios Não Esteroides (AINE) são utilizados em todo o mundo para analgesia. Somente nos EUA mais de 100 milhões de receitas destes medicamentos são prescritas por ano.

O uso não controlado e contínuo desta medicação pode causar efeitos muito danosos. Entre os principais temos a insuficiência renal, doença ulcerosa gastrointestinal e sangramentos.

A aspirina demonstrou ser altamente benéfica para prevenção secundária de doenças cardiovasculares. Porém, ainda existe uma preocupação sobre a segurança no uso de outros anti-inflamatórios em pacientes com aumentado risco de eventos cardiovasculares. Por isso o The Heart.org publicou um revisão sobre o tema e separamos os principais pontos abaixo.

Inibidores da COX-2 e o Risco cardiovascular:

  • Estudos com animais sugerem que AINEs inibidores da COX-2 aumenta o risco de trombose endotelial, retenção de água e sódio, e perda dos efeitos protetores da COX-2 no infarto, resultando em aumento da área acometida e remodelamento do ventrículo esquerdo.

AINEs não seletivos e o Risco cardiovascular:

  • Houve um aumento no consumo de AINEs não seletivos após as descobertas relacionadas aos inibidores da COX-2. Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.
  • Muitos estudos apontaram efeitos negativos associados ao uso do Diclofenaco, porém resultados controversos para Ibuprofeno e Naproxeno. Incluindo dados de maior risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) par ao uso do Ibuprofeno, comparado a outros AINEs.

AINEs em pacientes com Doença Arterial Coronariana (DAC):

  • O uso de AINEs (seletivos ou não) após eventos coronarianos tem sido correlacionado com aumento de mortalidade. Um estudo Dinamarquês com 58.000 pacientes demonstrou que o associação Ibuprofeno + AAS, até 30 dias após hospitalização por DAC, estava associada a um maior risco de mortalidade por todas as causas do que pacientes que utilizaram apenas AAS.

AINEs e alto risco de AVC:

  • As evidências relacionando AINEs e AVC são ainda fracas. Em uma meta-analise envolvendo 31 estudos, cerca 26 destes demonstraram maior risco de AVC associado ao uso de Ibuprofeno e Diclofenaco.

 

Leia outras publicações sobre eventos cardiovasculares:

 

AINEs e mulheres:

  • Um estudo do Women’s Health Initiative apontou que o uso regular de AINEs aumentou o número de eventos cardiovasculares em mulheres. Celocoxib e Naproxeno fora, associados a um modesto aumento no risco de eventos cardiovasculares. Não foi identificado aumento do risco com uso de Ibuprofeno.

Existe um AINE mais indicado?

  • Até o presente momento não há dados o suficiente recomendando a escolha de AINE em particular.
  • Ibuprofeno tem sido correlacionado ao aumento do risco de AVC, porém sendo documentado como sem associação ao risco de eventos cardiovasculares.
  • Naproxeno é considerado algumas vezes como o agente mais seguro, porém foi apontado como um vilão para idosos e mulheres aumentando o risco de eventos cardiovasculares.
  • Desde 2005 os EUA adotaram uma medida que traz, todas as caixas de AINEs um aviso sobre o aumento risco de eventos cardiovasculares como infarto e AVC.

Pacientes com infarto prévio, recente ou antigo, possuem um elevado risco de eventos cardiovasculares associados a qualquer tipo de AINE. O uso de AINEs é contraindicado em pacientes na fase aguda do infarto do miocárdio. Pacientes com DAC estabilizada devem fazer uso cuidadoso destes medicamentos.

500x250-banner1

O estudo PRECISION (Prospective Randomized Evaluation of Celecoxib Integrated Safety Versus Ibuprofen or Naproxen) trará informações mais precisa sobre o uso de AINES em pacientes com alto risco cardiovascular.

A melhor opção até o momento é o uso cuidadoso destas medicações, principalmente em pacientes com doença cardiovascular prévia. Deve-se optar pela menor dose possível, pelo menor tempo, e se possível substituir o AINE por outro analgésico.

 

[toggle title=”Fazendo a analgesia para o paciente com doença cardiovascular:” state=”open”]
  • 1a escolha: Dipirona, Acetaminofeno, aspirina, tramadol, agentes narcóticos
  • 2a escolha: Salicilatos não acetilados
  • 3a escolha: AINEs não seletivos da COX-2
  • 4a escolha: AINEs com alguma seletividade da COX-2
  • 5a escolha: AINES totalmente seletivos da COX-2 [/toggle]          

[button color=”orange” size=”medium” link=”https://bnc.lt/Blog” icon=”” target=”false”]O melhor App médico: Whitebook. Baixe grátis aqui![/button]

Referências:

Islam Y. Elgendy, MD; Anthony A. Bavry, MD, MPH. Cardiovascular Safety of Nonsteroidal Anti-inflammatory Drugs – theheart.org on Medscape. January 2016.

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.