Antibiótico com ação mil vezes maior pode ser a solução para resistência bacteriana

Aumentar a ação de um antibiótico comum em mil vezes foi a solução que pesquisadores do Instituto de Pesquisa Scripps, nos Estados Unidos, encontraram para combater bactérias resistentes.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

Aumentar a ação de um antibiótico comum em mil vezes foi a solução que pesquisadores do Instituto de Pesquisa Scripps, nos Estados Unidos, encontraram para combater bactérias resistentes. E os resultados, publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, foram excelentes. A Vancomicina, antibiótico escolhido para o estudo, pode se tornar o primeiro a ter três mecanismos de ação independentes.

A versão modificada desse medicamento poderá ser utilizada sem receios de provocar resistência no organismo, já que, no teste, ele conseguiu combater a bactéria original, a resistente e continuou sendo eficaz outras 50 vezes contra a mesma bactéria.

Confira o Guia de Antimicrobianos no Whitebook! Clique aqui e baixe grátis o aplicativo #1 do médico brasileiro.

A Vancomicina foi escolhida por já ser utilizada na medicina há cerca de 60 anos e só recentemente terem sido encontradas resistências a ela. Já a bactéria do teste foi a Enterococcus, cuja resistência é uma das mais perigosas.

O próximo passo é utilizar esse mesmo tipo de alteração molecular em outros antibióticos e avaliar a eficácia de cada um.  A expectativa é que a “supervancomicina” possa ser utilizada em até cinco anos, após todos os testes necessários.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades