Leia mais:
Leia mais:
Qual é o melhor momento, dose e duração da antibioticoprofilaxia nas artroplastias totais de joelho e quadril?
Antibioticoprofilaxia em pacientes com artroplastias submetidos a procedimentos dentários invasivos?
Qual o tempo ideal de antibioticoprofilaxia após reconstrução com endoprótese em ressecções de tumores malignos de membros inferiores?
Infecções após hemorragia digestiva alta varicosa no cirrótico sob antibioticoprofilaxia
Antibioticoprofilaxia para endocardite: mudanças nas recomendações

Antibioticoprofilaxia em pacientes com artroplastias submetidos a procedimentos dentários invasivos?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A adoção da antibioticoprofilaxia intra e pós-operatória foi a principal responsável por reduzir as taxas de infecção precoces (até 3 meses de pós-operatório) após artroplastias, caindo hoje a taxas de 1 a 2%. A aparente resolução desse problema levou a um aumento da atenção sobre as infecções periprotéticas tardias (após 3 meses de pós-operatório). As infecções tardias podem resultar em remoção da prótese e amputação do membro e o custo com tratamento chega a ser 4 a 6 vezes o valor gasto na artroplastia primária. Esses processos infecciosos são a principal causa de revisão de artroplastia de joelho e a segunda principal causa de revisão das artroplastias de quadril.

Leia também: Antibioticoprofilaxia e drenagem pleural no trauma: qual a evidência?

As infecções tardias são normalmente atribuídas a disseminação hematogênica de algum outro sítio anatômico e esse é o motivo de muitos ortopedistas recomendarem aos pacientes protetizados que realizem antibioticoprofilaxia ao realizar procedimentos dentários invasivos. Tal prática é responsável por onerar os gastos com saúde e gerar resistência bacteriana. Entretanto, há escassez de dados acerca dessa prática, sem relato de ensaio clínico randomizado comprovando sua eficácia. Além disso, estudos anteriores demonstraram que microrganismos da flora oral correspondem a menos de 10% das infecções periprotéticas.

Antibioticoprofilaxia em pacientes com artroplastias submetidos a procedimentos dentários invasivos

O estudo

Foi publicado esse mês no Journal of the American Medical Association (JAMA) um estudo de coorte com o objetivo de determinar associação entre infecção periprotética tardia e procedimentos dentários invasivos. Foram pesquisados nas bases de dados de atendimentos na Inglaterra admissões hospitalares com o CID-10 T84.5 (inflamação e infecção devido a próteses articulares internas) entre dezembro de 2011 e março de 2017. Foram colhidos de cada paciente dados pessoais e informações clínicas de prontuários, incluindo ocorrência de procedimentos dentários até 3 meses antes do episódio de infecção.

Saiba mais: Antibioticoprofilaxia na cirurgia: É possível encurtar a janela de 60 minutos recomendada?

Foram encontrados 9.427 pacientes admitidos com infecções periprotéticas e com registros de procedimentos dentários, sendo assim incluídos no estudo (média [desvio padrão] de idade, 67,8 [13,1] anos), incluindo 4897 (52,0%) homens e 4529 (48,0%) mulheres. Destes, 2385 (25,3%) tinham próteses de quadril, 3168 (33,6%) de joelho, 259 (2,8%) outras próteses e 3615 (38,4%) tipos de próteses desconhecidas. Não houve associação temporal significativa entre procedimento dentário invasivo e infecção periprotética tardia subsequente. De fato, houve uma menor incidência de procedimentos dentários invasivos nos 3 meses anteriores às infecções periprotéticas (taxa de incidência, 0,89; IC 95%, 0,82-0,96; P = 0,002).

Conclusão

Os achados do estudo sugerem que não há evidência para a prescrição de antibioticoprofilaxia antes de procedimentos dentários em pacientes com artroplastias. O uso indiscriminado de antibiótico representa um custo desnecessário e gerador de efeitos adversos aos pacientes e resistência bacteriana.

Referências bibliográficas:

  • Thornhill MH, Crum A, Rex S, Stone T, Campbell R, Bradburn M, Fibisan V, Lockhart PB, Springer B, Baddour LM, Nicholl J. Analysis of Prosthetic Joint Infections Following Invasive Dental Procedures in England. JAMA Netw Open. 2022 Jan 4;5(1):e2142987. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2021.42987.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.