Leia mais:
Leia mais:
Qual é o melhor momento, dose e duração da antibioticoprofilaxia nas artroplastias totais de joelho e quadril?
Antibioticoprofilaxia em pacientes com artroplastias submetidos a procedimentos dentários invasivos?
Qual o tempo ideal de antibioticoprofilaxia após reconstrução com endoprótese em ressecções de tumores malignos de membros inferiores?
Infecções após hemorragia digestiva alta varicosa no cirrótico sob antibioticoprofilaxia
Antibioticoprofilaxia para endocardite: mudanças nas recomendações

Antibioticoprofilaxia para endocardite: mudanças nas recomendações

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um documento da American Heart Association revisitou questões que envolvem casos de endocardite por estreptococo viridans. No documento, os autores não mais recomendam a utilização de clindamicina para a profilaxia para pacientes com risco de endocardite, que se submeterão a procedimentos que envolvam bacteremia, a justificativa se baseia em um estudo britânico que relata que a dose única de clindamicina traz diversas complicações, incluindo morte.

Saiba mais: Betalactâmicos orais em pacientes com ITU e bacteremia são seguros?

Os casos fatais seriam causados por infecções por Clostridioides difficile, estima-se que cerca de 15% das infecções comunitárias por esse patógeno seriam atribuídas a prescrições de antibióticos para procedimentos dentários.

Sendo assim o uso de clindamicina para profilaxia de endocardite não é mais recomendado.

Mudanças nas recomendações de antibioticoprofilaxia para endocardite

O documento

Ele ainda cita que anafilaxia fatal com dose única de cefalosporinas é evento raro, além de eventos fatais com uma dose única de macrolídeos serem extremamente raros. A azitromicina deve ser utilizada com cautela em doentes com intervalo QT prolongado (Qtc >450ms).

Leia também: Quais as complicações neurológicas da endocardite infecciosa?

Por último, o documento relata que a maioria das alergias referidas por penicilina são derivadas de testes cutâneos, e que não necessariamente refletem reações sistêmicas. Uma história detalhada deve ser colhida. Na impossibilidade do uso de penicilina, cefalosporina ou macrolídeo a doxiciclina é uma boa opção.

Referência bibliográfica:

  • Wilson WR, Gewitz M, Lockhart PB, et al. Prevention of Viridans Group Streptococcal Infective Endocarditis: A Scientific Statement From the American Heart Association. Circulation 2021; 143:e963. 

 

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.