Custo x benefício dos antibióticos tópicos nas infecções pós-trauma ortopédico

Estudo investigou a viabilidade do uso de antibióticos tópicos para a profilaxia de infecções nas cirurgias de trauma ortopédico.

Recentemente alguns estudos sugerem que o uso da vancomicina em pó reduz significativamente o risco de infecções Gram-positivas após a osteossíntese de fraturas de tíbia com elevado risco de infecção. Em modelos animais a tobramicina em pó parece reduzir também o risco de infecção.

Leia também: Guideline para descontinuação de antibióticos no contexto de pneumonias associadas à ventilação mecânica

Antibióticos tópicos podem ser usados como profilaxia de infecção em cirurgia de trauma ortopédico

Antibióticos tópicos

Há um interesse crescente em relação aos riscos e benefícios dos antibióticos intraferidas aplicados diretamente em feridas cirúrgicas para a prevenção de infecção após cirurgia de trauma ortopédico. Um recente estudo foi elaborado com o objetivo de investigar a viabilidade econômica do uso de vancomicina e tobramicina para a profilaxia de infecções nas cirurgias de trauma ortopédico.

Um cálculo matemático utilizando uma equação de análise de equilíbrio foi realizada considerando o uso isolado ou combinado dos antibióticos para determinar a respectiva redução de risco absoluto na taxa de infecção necessária para tornar a aplicação profilática de cada tipo de terapia justificável. Essa equação permite avaliar a redução de risco absoluto para determinar a porcentagem pela qual a taxa de infecção inicial precisaria ser diminuída usando o protocolo profilático a fim de se obter um equilíbrio em relação ao custo.

Considerando os custos de uma dosagem de 1 grama de vancomicina em pó e 1,2 grama de tobramicina de aproximadamente U$ 20,64 e U$ 75,80, foram realizados cálculos demonstrando que as taxas de infecção inicial precisariam ser reduzidas em menos de 0,1% para que o uso de vancomicina ou de tobramicina em pó se tornassem economicamente justificáveis. Assim, a prevenção de uma infecção pós-operatória entre 1.000 cirurgias com o uso de vancomicina resultaria em um equilíbrio de custos.

Conclusão

Comparando os dados calculados com dados disponíveis na literatura os autores do estudo sugerem que a aplicação em pó isolada ou combinada de vancomicina ou tobramicina parece ser economicamente justificável para a prevenção de infecções em cirurgia ortopédica de trauma.

O estudo apresenta limitações importantes e pode não representar custos dos mesmos tratamentos em nosso meio, mas os achados podem servir como base para avaliações e estudos semelhantes acerca desta temática.

Referências bibliográficas:

  • Kirchner GJ, Smith NP, Garner MR. Intra-wound vancomycin and tobramycin powder for infection prophylaxis in orthopaedic trauma surgery: Economically justifiable? Injury. 2021 Nov;52(11)3340-3343. doi: 10.1016/j.injury.2021.08.028

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.