Ortopedia

Custo x benefício dos antibióticos tópicos nas infecções pós-trauma ortopédico

Tempo de leitura: 2 min.

Recentemente alguns estudos sugerem que o uso da vancomicina em pó reduz significativamente o risco de infecções Gram-positivas após a osteossíntese de fraturas de tíbia com elevado risco de infecção. Em modelos animais a tobramicina em pó parece reduzir também o risco de infecção.

Leia também: Guideline para descontinuação de antibióticos no contexto de pneumonias associadas à ventilação mecânica

Antibióticos tópicos

Há um interesse crescente em relação aos riscos e benefícios dos antibióticos intraferidas aplicados diretamente em feridas cirúrgicas para a prevenção de infecção após cirurgia de trauma ortopédico. Um recente estudo foi elaborado com o objetivo de investigar a viabilidade econômica do uso de vancomicina e tobramicina para a profilaxia de infecções nas cirurgias de trauma ortopédico.

Um cálculo matemático utilizando uma equação de análise de equilíbrio foi realizada considerando o uso isolado ou combinado dos antibióticos para determinar a respectiva redução de risco absoluto na taxa de infecção necessária para tornar a aplicação profilática de cada tipo de terapia justificável. Essa equação permite avaliar a redução de risco absoluto para determinar a porcentagem pela qual a taxa de infecção inicial precisaria ser diminuída usando o protocolo profilático a fim de se obter um equilíbrio em relação ao custo.

Considerando os custos de uma dosagem de 1 grama de vancomicina em pó e 1,2 grama de tobramicina de aproximadamente U$ 20,64 e U$ 75,80, foram realizados cálculos demonstrando que as taxas de infecção inicial precisariam ser reduzidas em menos de 0,1% para que o uso de vancomicina ou de tobramicina em pó se tornassem economicamente justificáveis. Assim, a prevenção de uma infecção pós-operatória entre 1.000 cirurgias com o uso de vancomicina resultaria em um equilíbrio de custos.

Conclusão

Comparando os dados calculados com dados disponíveis na literatura os autores do estudo sugerem que a aplicação em pó isolada ou combinada de vancomicina ou tobramicina parece ser economicamente justificável para a prevenção de infecções em cirurgia ortopédica de trauma.

O estudo apresenta limitações importantes e pode não representar custos dos mesmos tratamentos em nosso meio, mas os achados podem servir como base para avaliações e estudos semelhantes acerca desta temática.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Kirchner GJ, Smith NP, Garner MR. Intra-wound vancomycin and tobramycin powder for infection prophylaxis in orthopaedic trauma surgery: Economically justifiable? Injury. 2021 Nov;52(11)3340-3343. doi: 10.1016/j.injury.2021.08.028
Compartilhar
Publicado por
Rafael Erthal

Posts recentes

Osteoartrite do joelho: diagnóstico e tratamento [podcast]

Neste episódio, o Dr. Rafael Erthal vai falar sobre a osteoatrite do joelho. Entenda mais…

1 hora atrás

PICO: como formular uma pergunta clínica?

Saber como formular adequadamente uma pergunta clínica (PICO) é necessário para que a evidência encontrada…

1 hora atrás

Lombalgia crônica – avaliação para espondiloartrite [video]

No episódio de hoje, em parceria com a Medbolus, vamos falar sobre lombalgia crônica e…

2 horas atrás

Interpretação de exames laboratoriais: o que todo médico deve saber – Parte III

Abordamos ferramentas cognitivas indispensáveis para uma interpretação acurada de exames laboratoriais na prática clínica.

3 horas atrás

Manejo de via aérea difícil: confira os principais pontos da nova diretriz da ASA

A American Society of Anesthesiologists (ASA) publicou uma atualização Guideline de Manejo de Via Aérea…

4 horas atrás

A vacinação contra Covid-19 pode alterar o ciclo menstrual?

Um artigo publicado em uma revista especializada respondeu: Seria a vacinação contra Covid-19 um fator…

5 horas atrás