Anticorpos monoclonais BRII-196/BRII-198 para Covid-19

O uso de anticorpos neutralizantes contra SARS-CoV-2 já foi estudado previamente, sendo autorizado para uso ambulatorial precoce.

Mais de um ano após o início da pandemia pelo SARS-CoV-2, ainda existem poucas opções terapêuticas contra casos confirmados de Covid-19. Dentre as propostas de pesquisas, o uso de medicamentos voltados para populações de risco — como os indivíduos idosos, hipertensos, diabéticos ou imunossuprimidos — ganhou mais dois novos candidatos promissores.

O uso de anticorpos neutralizantes contra SARS-CoV-2 já foi estudado previamente, sendo autorizado para uso ambulatorial precoce em pacientes com diagnóstico confirmado, com doença leve, mas que possuam fatores de risco para doença grave. A combinação de casirivimabe e imdevimabe (REGEN-COV) tem autorização emergencial pela agência norte-americana Food & Drug Administration (FDA) para uso terapêutico e como profilaxia pós-exposição.

Leia também: REGEN-COV mostra redução de hospitalizações em indivíduos de alto risco com Covid-19

Os resultados preliminares de um estudo duplo-cego multicêntrico internacional mostram resultados promissores de uma nova combinação de anticorpos monoclonais neutralizantes na redução de hospitalização e morte em pacientes com Covid-19, podendo constituir mais uma opção para o tratamento dessa condição.

Anticorpos

Materiais e métodos

Os anticorpos monoclonais BRII-196/BRII-198 foram avaliados em fase 2/3 como um dos braços do ensaio multiplataforma ACTIV-2, financiado pelo National Institutes of Health (NIH). Foram incluídos 837 pacientes sintomáticos com Covid-19 confirmado laboratorialmente, sem indicação de internação, com sintomas iniciados até 10 dias antes da inclusão e que possuíam pelo menos um fator de risco para doença grave.

Os voluntários foram randomizados para receber a combinação BRII-196/BRII-198 ou placebo em infusão única e acompanhados em relação ao desfecho combinado de hospitalização e morte

Resultados

Apesar da análise dos resultados ainda estar em andamento, diante dos resultados positivos, o conselho independente de monitoramento de dados permitiu sua divulgação. Após revisão dos dados de 69% dos participantes, encontrou-se uma redução de 78% no desfecho combinado quando comparado com o grupo que recebeu placebo (RR = 0,22; IC 95% = 0,05 – 0,86; p < 0,00001). Nessa análise interina, houve redução em ambos os desfechos: 12 hospitalizações no grupo que recebeu os anticorpos vs. 45 no grupo que recebeu placebo e 1 morte no grupo que recebeu BRII-196/BRII-198 vs. 9 mortes no grupo placebo. Interessante notar que, em ambos os grupos, o número de eventos foi pequeno.

Eventos adversos ≥ 3 (em uma escala de 1 a 5, com valores crescentes conforme a gravidade) foram menos frequentes no grupo que recebeu BRII-196/BRII-198 do que no grupo placebo (3,8% vs. 13,4%, respectivamente), com poucos eventos considerados pelos pesquisadores como relacionados aos medicamentos. Não foram descritas reações infusionais graves, eventos adversos graves ou mortes em nenhum dos braços.

Saiba mais: Pesquisas de ganho de função: entenda a polêmica envolvendo a origem do SARS-CoV-2

Ao término do período de acompanhamento, dados de participantes dos EUA, Brasil, África do Sul, México, Argentina e Filipinas farão parte da análise. Estão previstas subanálises para avaliar os benefícios clínicos de acordo com o tempo de sintomas (≤ 5 vs. 6 – 10 dias) e sobre a eficácia clínica diante das diferentes variantes.

Mensagens práticas

  • Os resultados preliminares sugerem que o uso da combinação de anticorpos monoclonais BRII-196/BRII-198 esteve associado à redução de 78% no risco de hospitalização e morte em indivíduos com doença leve, mas com pelo menos um fator de risco para agravamento, quando administrado em até 10 dias de sintomas.
  • Outra combinação de anticorpos monoclonais — REGEN-COV — também mostrou benefício em população semelhante.
  • Até o momento, poucos eventos de hospitalização e morte foram relatados entre os participantes. Se os benefícios forem confirmados ao final do estudo, análises de custo-efetividade serão necessárias para avaliar a utilização desse medicamento como estratégia na saúde pública.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.