Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
A obesidade está associada à depressão e o tratamento com antidepressivo também pode estar associado ao ganho de peso, por meio de mecanismos ainda não totalmente compreendidos. Em artigo do British Medical Journal, publicado em maio, pesquisadores analisaram a associação entre o uso de antidepressivos e o peso corporal.
Para esse estudo populacional de coorte, com dados nacionais do Reino Unidos, foram incluídos 136.762 homens e 157.957 mulheres (idade média de 51,5 anos) com três ou mais registros do índice de massa corporal (IMC). Entre os participantes, 17.803 (13,0%) homens e 35.307 (22,4%) mulheres receberam antidepressivos. Os desfechos primários incluíram aumento de ≥ 5% no peso corporal e transição para sobrepeso ou obesidade.
LEIA MAIS: Qual é o melhor antidepressivo para adultos? Estudo compara 21 fármacos
A incidência de novos episódios de ganho de peso de ≥ 5% em participantes que não tomaram antidepressivos foi de 8,1 por 100 pessoas / ano vs. 11,2 por 100 pessoas / ano nos indivíduos que receberam antidepressivos (P <0,001).
O risco de ganho de peso permaneceu maior durante, pelo menos, seis anos do follow-up. No segundo ano de tratamento, o número de participantes tratados com antidepressivos por um ano para um episódio adicional de ≥ 5% de ganho de peso foi 27.
Em pessoas que estavam inicialmente com peso normal, a razão ajustada para transição para sobrepeso ou obesidade foi de 1,29 (1,25 a 1,34); em indivíduos que estavam inicialmente com sobrepeso, a razão ajustada para transição para a obesidade foi de 1,29 (1,25 a 1,33).
Pelos achados, os pesquisadores concluíram que os antidepressivos podem contribuir para o aumento do risco a longo prazo de ganho de peso, e esse fator deve ser considerado no momento da prescrição.
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referências:
Foi publicado um estudo sobre o aprendizado de máquina baseado em um conjunto de algoritmos…
Confira os destaques do ATS 2022, um dos maiores encontros em pneumologia, cirurgia torácica e…
Neste episódio, saiba mais sobre a terapia antimicrobiana na sepse. Confira!
Convidamos a Enfermeira Mestre Fernanda Pautasso para bater um papo super interessante sobre enfermeiro navegador.
A rizartrose é extremamente comum, com prevalência estimada em 15% dos pacientes acima de 30…
Estudo buscou desenvolver um algoritmo para identificar quem teria maior risco de parada cardiorrespiratória (PCR)…