Antidepressivo aumenta risco de obesidade?

Em artigo do British Medical Journal, publicado em maio, pesquisadores analisaram a associação entre o uso de antidepressivos e o peso corporal.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A obesidade está associada à depressão e o tratamento com antidepressivo também pode estar associado ao ganho de peso, por meio de mecanismos ainda não totalmente compreendidos. Em artigo do British Medical Journal, publicado em maio, pesquisadores analisaram a associação entre o uso de antidepressivos e o peso corporal.

Para esse estudo populacional de coorte, com dados nacionais do Reino Unidos, foram incluídos 136.762 homens e 157.957 mulheres (idade média de 51,5 anos) com três ou mais registros do índice de massa corporal (IMC). Entre os participantes, 17.803 (13,0%) homens e 35.307 (22,4%) mulheres receberam antidepressivos. Os desfechos primários incluíram aumento de ≥ 5% no peso corporal e transição para sobrepeso ou obesidade.

LEIA MAIS: Qual é o melhor antidepressivo para adultos? Estudo compara 21 fármacos

medicamento

Antidepressivos e o ganho de peso

A incidência de novos episódios de ganho de peso de ≥ 5% em participantes que não tomaram antidepressivos foi de 8,1 por 100 pessoas / ano vs. 11,2 por 100 pessoas / ano nos indivíduos que receberam antidepressivos (P <0,001).

O risco de ganho de peso permaneceu maior durante, pelo menos, seis anos do follow-up. No segundo ano de tratamento, o número de participantes tratados com antidepressivos por um ano para um episódio adicional de ≥ 5% de ganho de peso foi 27.

Em pessoas que estavam inicialmente com peso normal, a razão ajustada para transição para sobrepeso ou obesidade foi de 1,29 (1,25 a 1,34); em indivíduos que estavam inicialmente com sobrepeso, a razão ajustada para transição para a obesidade foi de 1,29 (1,25 a 1,33).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que os antidepressivos podem contribuir para o aumento do risco a longo prazo de ganho de peso, e esse fator deve ser considerado no momento da prescrição.

Acesse mais de 900 modelos de prescrição para uma rotina médica mais prática. Baixe aqui o Whitebook.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Gafoor R et al. Antidepressant utilisation and incidence of weight gain during 10 years’ follow-up: Population based cohort study. BMJ 2018 May 23; 361:k1951 || https://doi.org/10.1136/bmj.k1951

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades