Antidepressivos podem alterar massa óssea?

Pesquisadores examinaram a relação entre depressão, ansiedade e inibidores seletivos da recaptação da serotonina e mudanças no metabolismo ósseo em jovens adultos.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em novo artigo publicado no Journal of Bone and Mineral Research, pesquisadores examinaram a relação entre depressão, ansiedade e inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) e mudanças no metabolismo ósseo em adolescentes mais velhos e jovens adultos.

Para o estudo, pesquisadores acompanharam indivíduos saudáveis com idades entre 15 e 20 anos que não receberam medicamentos ou que iniciaram terapia com ISRS em até 1 mês antes.

O funcionamento psiquiátrico e o tratamento medicamentoso foram avaliados mensalmente. A cada 4 meses, foram avaliadas a densidade mineral óssea volumétrica trabecular e cortical no raio; a cada 8 meses, foi determinado o valor total de massa óssea na coluna vertebral.

Você sabia? ‘Tomar iogurte todos os dias melhora a densidade óssea’

Duzentos e sessenta e quatro participantes foram seguidos por 1,51 ± 0,76 anos. Depois de ajustes para idade, sexo, concentração de vitamina D, atividade física, massa magra ou aderência e tempo no estudo, a gravidade da depressão foi associada a um aumento da massa óssea na coluna vertebral ao longo do tempo em homens e mulheres.

Do mesmo modo, o uso de ISRS foi associado ao aumento da massa óssea na coluna vertebral e à formação óssea em participantes do sexo feminino. Em contraste, o uso de ISRS foi associado à diminuição de massa óssea na coluna vertebral em homens.

A ansiedade foi, de forma fraca e independente, associada ao aumento da mineralização óssea.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que em adolescentes mais velhos e jovens adultos, depressão e ansiedade estão associados ao aumento da massa óssea, particularmente na lombar e nas mulheres, enquanto que os ISRS estão associados ao aumento da massa óssea nos indivíduos do sexo feminino, mas diminuem a massa óssea em homens.

Veja também: ‘Entenda a relação entre antidepressivos e hiponatremia’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

 

Referências:

  • The Effect of Depression, Generalized Anxiety, and Selective Serotonin Reuptake Inhibitors on Change in Bone Metabolism in Adolescents and Emerging Adults. J Bone Miner Res. 2017 Aug 16. doi: 10.1002/jbmr.3238. [Epub ahead of print]

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades