Anvisa alerta sobre casos raros de síndrome de Guillain-Barré pós-vacinação

A Anvisa emitiu um alerta para o acompanhamento de casos raros da síndrome de Guillain-Barré após a vacinação contra Covid-19. Saiba mais,

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Na última quarta-feira, 28, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta para o acompanhamento de casos raros da síndrome de Guillain-Barré após a vacinação contra Covid-19. 

Segundo o comunicado, ocorrências já foram relatadas em alguns países, incluindo no Brasil. Até o momento do alerta, a Anvisa recebeu 27 notificações de possíveis casos de síndrome de Guillain-Barré com a vacina da AstraZeneca, três com a da Janssen e outras quatro ocorrências com a CoronaVac, totalizando 34 registros.

Leia também: Anvisa pede alteração na bula das vacinas da Janssen e da Astrazeneca por conta de reação rara

Em virtude dos eventos relatados após a vacinação com os imunizantes citados, a Anvisa solicitou que os responsáveis pela regularização desses imunizantes adicionem em suas bulas informações sobre os possíveis riscos dessa reação.

A Anvisa frisa a importância de manter a recomendação pela continuidade da vacinação contra Covid-19 com todas as vacinas disponíveis e aprovadas no Brasil. Até o momento, os benefícios das vacinas superam os raros riscos, completa o órgão regulador.

A Anvisa emitiu um alerta para o acompanhamento de casos raros da síndrome de Guillain-Barré após a vacinação contra Covid-19. Saiba mais,

Vacinas contra Covid-19 e a síndrome de Guillain-Barré

Profissionais de saúde que atenderem possíveis ocorrências pós vacinação devem se atentar para os sinais e sintomas da síndrome de Guillain-Barré, garantindo o diagnóstico assertivo e o tratamento adequado. 

Além disso, é imprescindível que o médico encarregado pelo atendimento notifique o Ministério da Saúde sobre o caso adverso após o recebimento de qualquer uma das vacinas relatadas anteriormente. 

Vacina da Janssen

A Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador de alimentos e drogas dos Estados Unidos, já havia relatado, no último dia 12, uma possível relação entre a vacina da Janssen contra a Covid-19 e o aumento do risco de desenvolver a síndrome de Guillain-Barré. O órgão também solicitou a entrada dessa reação na bula do imunizante, segundo carta do escritório de pesquisa e revisão de vacinas da FDA. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão