Anvisa aprova novo antibiótico contra as superbactérias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o registro de mais um antibiótico contra superbactérias para comercialização no mercado nacional.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de mais um antibiótico contra superbactérias para comercialização no mercado nacional. No Brasil, o Torgena (ceftazidima + avibactam) será indicado para tratamento em adultos nas seguintes situações:

O grande diferencial do Torgena é o fato de ser indicado para bactérias críticas para saúde, como Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase (KPC), Pseudomonas aeruginosa e as Enterobactérias produtoras de ESBL (β-lactamases de espectro estendido).

A aprovação desta combinação de antibiótico para tratar adultos com pneumonia bacteriana adquirida no hospital e pneumonia bacteriana associada ao ventilador foi recente na FDA. Porém, a medicação já era aprovada em território americano para tratamento de infeção do trato urinário e infecção abdominal complicada desde 2015.

superbacterias

Sobre a combinação ceftazidima + avibactam

As infecções bacterianas para as quais o Torgena está indicado são condições graves, com potencial risco de morte, que causam morbidade significativa e que precisam de terapia antibiótica sistêmica e hospitalização. Tendo em vista a crescente resistência bacteriana aos antibióticos, o desenvolvimento de um novo agente terapêutico capaz de demonstrar eficácia e segurança em infecções graves é essencial.

O primeiro componente do Torgena é a ceftazidima, uma cefalosporina de terceira geração com grande vantagem sobre os antibióticos comuns, pois possui ampla cobertura sobre as beta-lactamase de espectro estendido (ESBL). O segundo componente, o avibactam, é um novo inibidor da beta-lactamase que adiciona um fator de proteção à ceftazidima. O avibactam inativa as beta-lactamases que acabariam por levar à degradação da ceftazidima, o que confere à ceftazidima um perfil de cobertura ESBL mais amplo.

O medicamento será fabricado em forma farmacêutica de pó (solução para infusão), na concentração de 2,5g (2.000mg de ceftazidima + 500mg de avibactam). A detentora do registro no Brasil é a Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades