Anvisa aprova novos medicamentos para tratamento do câncer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou recentemente quatro novos medicamentos para o tratamento de câncer. Veja aqui quais são e suas indicações.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou recentemente quatro novos medicamentos para o tratamento de câncer: lenalidomida, durvalumabe, olaratumabe e netupitanto associado com palonosetrona. Cada fabricante ficará responsável pelo lançamento dos fármacos no mercado.

Indicações e características

Lenalidomida: é indicada, em combinação com a dexametasona, para o tratamento de pacientes com mieloma múltiplo refratário ou recidivado, que já tenham recebido, pelo menos, um tratamento anterior. Também é indicada para pacientes com anemia dependente de transfusões decorrentes de síndrome mielodisplásica. O fármaco foi registrado na forma de cápsulas nas concentrações de 2,5 mg, 5 mg, 10 mg e 25 mg. A Anvisa definiu regras específicas para o seu controle, pois o medicamento pode provocar malformação congênita grave.

Durvalumabe: aprovado para o tratamento de pacientes com carcinoma urotelial localmente avançado ou metastático, que tiveram progressão da doença durante ou após a quimioterapia à base de platina. Também é indicado para pacientes que tiveram progressão da doença em até 12 meses de tratamento neoadjuvante ou adjuvante com quimioterapia contendo platina.

Olaratumabe: novo produto biológico indicado para pacientes com sarcoma de tecido mole avançado, que não podem fazer radioterapia ou passar por cirurgia e que não foram previamente tratados com antraciclinas.

Netupitanto + palonosetrona: indicado para a prevenção de náuseas e vômitos agudos ou tardios em pacientes na quimioterapia.

Leia também: ‘Anvisa libera vacinação de pacientes em farmácias e drogarias’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades