Tempo de leitura: 2 min.
A Anvisa aprovou hoje, 12 de março, os registros da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19 e do remdesivir, primeiro medicamento para tratamento da doença no Brasil.
Produzido pela biofarmacêutica Gilead Sciences, o antiviral impede a progressão de Covid-19, diminuindo a necessidade de ventilação mecânica e acelera o tempo de recuperação.
Para a Dra. Rita Manzano Sarti, diretora médica sênior da Gilead Brasil, “muitas vidas poderão ser salvas num momento de pico da pandemia, desafogando o sistema de saúde e dando oportunidade para mais pacientes serem tratados adequadamente”.
Estudos globais, como o NIAID (Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos) apresentaram três evidências:
O remdesivir está aprovado ou autorizado para uso temporário nos EUA, Austrália, Canadá, UE, Hong Kong, Índia, Israel, Japão, Cingapura, Coreia do Sul, Taiwan e Emirados Árabes Unidos. Ao todo, são mais de cinquenta países que podem utilizar o medicamento.
Saiba mais sobre coronavirus, acesse nossa Revista!
Também na data de 12 de março, a Anvisa aprova o registro definitivo da AstraZeneca/Oxford, segunda vacina, primeira produzida no Brasil. A primeira, da Pfizer, não tem previsão de data de distribuição ainda. A vacina de Oxford, como ficou conhecida, vem sendo utilizada nas campanhas de vacinação nacional em conjunto com a Coronovac, produzida pelo Instituto Butantan e teve sua autorização para uso emergencial concedida em 17 de janeiro e solicitou autorização definitiva no
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED.
Referências bibliográficas:
Diabetes mellitus gestacional é uma das intercorrências clínicas mais comuns na gravidez. Dados estimam uma…
Uma subvariante da covid-19 ainda não catalogada em outras partes do mundo foi encontrada no…
Este guia foi construído com o objetivo de auxiliar o profissional enfermeiro em sua jornada…
O interesse científico em torno do uso na cannabis na prática clínica aumentou nos últimos…
Como fazer reposição correta de potássio? Diálise previne nefropatia por contraste? Tire essas e outras…
Um dos diagnósticos mais frequentes de abdome agudo inflamatório nas emergências cirúrgicas é a colecistite…