Anvisa assina Pacto Nacional pela Sensibilização Vacinal a fim de aumentar índices

Desinformação e desconhecimento sobre riscos da não imunização estão entre as principais causas da hesitação vacinal no país

A Anvisa se uniu ao Pacto Nacional pela Sensibilização Vacinal, em uma solenidade realizada em Brasília, na última quarta-feira (21). A iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) visa conscientizar a população sobre a importância da vacinação, com o intuito de aumentar os índices de cobertura vacinal do Plano Nacional de Imunização (PNI).

O pacto prevê, entre outras ações, o diálogo interinstitucional em defesa da retomada de índices seguros e equânimes de cobertura vacinal em território nacional, atuação proativa de todos os participantes e a realização de amplas campanhas de comunicação com foco na segurança e na eficácia das vacinas.

Leia também: Vacina Qdenga®

Vacina sendo preparada para aplicação em campanha vacinal

Objetivo

O pacto foi criado a partir de uma reunião da Comissão de Saúde do CNMP com a gestão tripartite do SUS (Ministério da Saúde, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), além da Anvisa, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Na ocasião, foi feita uma análise revelando a redução da cobertura vacinal no país ao longo de 2023.

Entre as razões para isso, estão majoritariamente a desinformação e a falta de consciência dos riscos relacionados ao ressurgimento de doenças previamente erradicadas no país.

Durante a cerimônia de assinatura do Pacto Nacional pela Cobertura Vacinal, o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, destacou que “vacinar é um ato de amor” e que “proteger um organismo é o melhor que a ciência pode fazer para garantir uma vida plena, longa e saudável”.

Saiba mais: Vacinas bivalentes contra a covid-19

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo