Anvisa autoriza estudo clínico de vacina contra Covid-19 da Sanofi Pasteur

A pesquisa com o imunizante Sanofi Pasteur será de fase 1/2 e deve envolver 150 voluntários no Brasil com 18 anos ou mais. Saiba mais.

Na última terça-feira, 6, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu autorização para uma nova pesquisa clínica de vacina contra Covid-19 no Brasil, o imunizante da farmacêutica Sanofi Pasteur. 

A vacina da Sanofi Pasteur utiliza a tecnologia de RNAm encapsulado dentro de uma nanoarticulação lipídica (LNP), protegendo o RNAm da degradação. Esse método é semelhante aos das vacinas da Pfizer e da Moderna.

Sanofi Pasteur

O estudo clínico da vacina da Sanofi Pasteur 

A pesquisa será de fase 1/2 e deve envolver 150 voluntários no Brasil com 18 ou mais anos de idade e prevê a aplicação de duas doses, com 21 dias de intervalo entre elas. Ele será conduzido nos estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. 

O estudo também terá o objetivo de testar três diferentes dosagens da vacina para definir a dose ideal e assim, prosseguir para o estudo de fase 3.

O início dos testes depende apenas da apresentação dos resultados dos estudos de estabilidade da vacina Sanofi Pasteur, que são responsáveis por definir o prazo de validade do imunizante.

Fases da pesquisa

Na fase 1, pequenos grupos de adultos saudáveis são avaliados para verificação da segurança e determinação do tipo de resposta imune provocada pela vacina. 

Já na fase 2, o total de pessoas testadas aumenta, com foco em grupos determinados como prioritários, como adultos, idosos e imunocomprometidos, entre outros. Nessa fase também são avaliadas a segurança da vacina, imunogenicidade, posologia e modo de administração de suas doses.

Leia também: Vacina da Janssen contra Covid-19 chega ao Brasil: quais os principais efeitos colaterais?

Por fim, a fase 3 visa testar o imunizante em larga escala, atingindo, normalmente, milhares de pessoas, além de demonstrar a sua eficácia e segurança, ou seja, que a vacina é capaz de proteger com o mínimo possível de reações adversas aos voluntários.

O desenvolvimento clínico é promovido pelo laboratório Sanofi Pasteur. A nova candidata à vacina com o diluente será fabricada pelas empresas Translate Bio, sediada nos Estados Unidos, a empresa Evonik Canada Inc. (Evonik Vancouver Laboratories), situada no Canadá, e a empresa Sanofi Pasteur, com sede na França e nos Estados Unidos. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.