Anvisa autoriza importação de 2 milhões de doses da vacina de Oxford

A Anvisa aprovou, no último dia 31, a importação de 2 milhões de doses prontas do imunizante para Covid-19 conhecido como vacina de Oxford.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, no último dia 31, a importação de 2 milhões de doses prontas do imunizante para Covid-19 conhecido como vacina de Oxford. Elaborada pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca, a vacina será produzida no país pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que foi a solicitante da importação. O objetivo é que o início da imunização no país não atrase por falta de vacinas.

Apesar da autorização para importação, nenhuma vacina contra a Covid-19 foi autorizada para uso no país, nem de forma emergencial, nem como registro definitivo. Sendo assim, a Fiocruz deve garantir as condições ideais de armazenamento do produto até que o uso seja liberado.

A previsão é que as doses, que foram produzidas pelo Serum Institute of India, cheguem ao país este mês.

Leia também: Mudança na autorização de uso emergencial de vacinas da Anvisa

mão de técnico segurando agulha de vacina

Vacina de Oxford

A vacina de Oxford teve sua primeira autorização na última semana, quando o Reino Unido aprovou o imunizante para uso no país. A Argentina e a Índia seguiram o mesmo caminho nos últimos dias.

Os Estados Unidos, por outro lado, anunciaram que vão analisar melhor a relação de eficácia da vacina de Oxford e suas doses, antes de aprová-la. O motivo é que os pesquisadores encontraram uma diferença: a primeira dose completa, seguida de uma de reforço, teve cerca de 62% de eficácia; enquanto isso, uma meia dose na primeira aplicação, também seguida de uma segunda dose, teve uma eficácia de 90%.

Os pesquisadores ainda não encontraram um motivo para isso, mas deixaram a cargo das agências reguladoras decidir quais doses irão usar.

Vacinas contra a Covid-19

Até o momento, nenhuma das quatro vacinas que estiveram em testes no Brasil solicitaram à Anvisa o uso emergencial nem o registro oficial. Além delas, que são a de Oxford, a Coronavac, a da Pfizer com a BioNTech e a da Janssen (Johnson & Johnson), a União Química fez, recentemente, um pedido para testes de fase três da vacina russa Sputinik V no país.

As vacinas de Oxford e da Sinovac são as que estão com o processo mais avançado, já constando certificação das fábricas. O que falta no momento é apenas o pedido para uso, por parte das farmacêuticas, enviando os resultados dos estudos desenvolvidos para a Anvisa.

A vacina da Pfizer, por outro lado, foi a primeira ser autorizada para uso emergencial por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS), também no último dia 31. A validação, além de abrir a porta para que as agências regulatórias dos países acelerem os processos de aprovação, permite que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) possam adquirir a vacina para distribuir em países necessitados.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.