Anvisa autoriza mais dois estudos clínicos de vacinas contra Covid-19

Desta vez, as candidatas são a INO-4800, da Inovio e a RNA MCTI CIMATEC HDT, da HDT Bio Corp em parceria com outras instituições. Saiba mais.

Nesta quarta-feira, 25, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou dois ensaios clínicos de vacinas contra Covid-19 no Brasil. Desta vez, as candidatas são a INO-4800, da Inovio e a RNA MCTI CIMATEC HDT, da HDT Bio Corp em parceria com o Senai Cimatec, o Estado da Bahia, e a Gennova Biopharmaceuticals Ltd. 

Leia também: Anvisa recebe pedido para autorização de estudo de vacina da UFRJ contra Covid-19

vacinas contra Covid-19

Vacina da Inovio

O ensaio clínico autorizado pela Anvisa é de fase 3, controlado por placebo. O estudo tem o objetivo de mensurar a segurança, imunogenicidade e eficácia da candidata à vacina da Inovio (INO-4800). A agência informa que no local de aplicação do imunizante, a técnica batizada de eletroporação será utilizada para facilitar a entrada do DNA no tecido celular, através de um dispositivo próprio da vacina. 

Além disso, o estudo irá promover a aplicação de duas doses com intervalo de 28 dias entre cada uma. 

A pesquisa da vacina da Inovio irá envolver 7.116 voluntários em dez países, sendo eles: Brasil, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, México, Peru, Polônia, República Checa e Tailândia. Os estudos iniciais, de fase 1 e 2, foram feitos nos Estados Unidos, Coreia do Sul e China.

Em território nacional, os testes clínicos irá contar com 350 participantes distribuídos em quatro estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com a Anvisa, a empresa americana de Biotecnologia Inovio Pharmaceuticals, Inc. irá patrocinar o ensaio clínico. 

Estudo clínico da vacina RNA MCTI CIMATEC HDT

Já nesta quinta-feira, 26, a Anvisa aprovou mais um estudo clínico de vacina. A pesquisa será com o imunizante RNA MCTI CIMATEC HDT, que é baseada na tecnologia de RNA replicon (repRNA) auto amplificante, sendo capaz de codificar a proteína Spike (S) do coronavírus.

Esta vacina está sendo desenvolvida pela empresa americana HDT Bio Corp em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec), do Estado da Bahia, e a empresa Gennova Biopharmaceuticals Ltd., sediada na Índia.

Além disso, a vacina faz parte de um plano que está sendo realizado em três países envolvidos, sendo eles o Brasil, Estados Unidos e a Índia. A parceria é apoiada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI). O acordo firmado prevê transferência da tecnologia da vacina para o Brasil, através do Senai Cimatec.

O estudo clínico será feito com um cronograma contando com dose única e duas doses com intervalos diferentes. Segundo a Anvisa, um grupo de voluntários irá receber duas doses com intervalo de 29 dias, outro grupo receberá duas doses com intervalo de 57 dias e um terceiro grupo receberá a dose única do imunizante. Serão avaliados três níveis de dose (1 μg, 5 μg ou 25 μg) neste ensaio clínico. 

O FDA, órgão regulador americano, concedeu, em julho deste ano, aprovação para o início do ensaio clínico de fase 1 deste imunizante nos Estados Unidos.

Saiba mais: CoronaVac tem eficácia de 86% em prevenção de mortes em estudo de vida real

Outros estudos aprovados pela Anvisa

O órgão regulador brasileiro já aprovou 13 estudos clínicos para candidatas de vacina contra Covid-19. Confira a lista de todos eles:

  • Chadox 1 NCOV 19 (Astrazeneca)
  • Coronavac (Butantan)
  • Comirnaty (Pfizer)
  • INO-4800 (Icon plc)
  • Janssen Vaccine (Janssen)
  • AZD2816 (AstraZeneca)
  • Butanvac (Butantan)
  • COVLP (Medicago)
  • Inativada contra Sars-CoV-2 (IMBCAMS)
  • SCB-2019 (Clover)
  • Vacina de RNAm para Sars-CoV-2 (Sanofi Pasteur)
  • Vacina de RNA MCTI Cimatec HDT (HDT Biocorp/Cimatec-BA)
  • Covaxin (Precisa) – estudo cancelado

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.