Coronavírus

Anvisa autoriza uso emergencial do Sotrovimabe para tratamento da Covid-19

Tempo de leitura: 3 min.

Nesta quarta-feira, 8, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou de forma temporária o uso emergencial do medicamento Sotrovimabe. A aprovação de caráter experimental foi concedida pela Diretoria Colegiada da Anvisa. O pedido para uso emergencial foi feito no dia 19 de julho.

Saiba mais: Anvisa suspende importação e uso da proxalutamida em pesquisas clínicas

A aprovação do Sotrovimabe

O processo para a aprovação do anticorpo monoclonal foi feito pela Gerência-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED), pela Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS) e pela Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON). 

Segundo a diretora da Anvisa e relatora do processo, Meiruze Freitas, a autorização de mais um tratamento capaz de atuar contra as variantes do coronavírus, como a variante delta, aumenta as opções terapêuticas disponíveis. A diretora ainda completa: “Esperamos que o uso do Sotrovimabe reduza a necessidade de hospitalização em pacientes com Covid-19 leve a moderado”. 

O Sotrovimabe também já havia tido seu uso emergencial aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora norte-americana. Além do FDA, outras agências ao redor do mundo também já se posicionaram a favor do uso deste tratamento.

O medicamento

O Sotrovimabe é produzido pela empresa GlaxoSmithKline (GSK) Brasil Ltda. O medicamento é um anticorpo monoclonal que atua no combate contra a proteína spike do Sars-CoV-2. 

De acordo com a Anvisa, o Sotrovimabe pode ser indicado no tratamento da Covid-19 em adultos e adolescentes com 12 anos ou mais pesando mais  de 40kg. Os pacientes também devem estar com maiores riscos de avançarem para a forma mais grave da Covid-19. A recomendação para a dose única é de 500mg, que deve ser administrada por infusão intravenosa.

As contraindicações do tratamento são para pacientes hospitalizados que necessitem de oxigenoterapia e os que precisem de aumento na taxa de fluxo de oxigênio basal.

A agência também destaca que o Sotrovimabe é de uso restrito em hospitais, não sendo comercializado em farmácias, drogarias e quaisquer estabelecimentos. 

Outros medicamentos para Covid-19 aprovados pela Anvisa

O Sotrovimabe foi o quinto medicamento autorizado pela agência para tratamento da Covid-19, sendo o quarto em uso emergencial. Confira quais foram os outros tratamentos:

  • Remdesivir: Produzido pela biofarmacêutica Gilead Sciences, o antiviral impede a progressão de Covid-19, diminuindo a necessidade de ventilação mecânica e acelera o tempo de recuperação.
  • Regdanvimabe: De acordo com a Anvisa e a bula deste medicamento, ele deve ser indicado em pacientes com Covid-19 leve a moderada e que não precisam de auxílio de oxigênio. 
  • Regn-CoV2: Este é um coquetel que contém a combinação de casirivimabe + imdevimabe.
  • Banlanivimabe e etesevimabe: Desenvolvidos pela farmacêutica Eli Lilly, essa é uma combinação de dois anticorpos monoclonais que têm como alvo a proteína espicular S do novo coronavírus.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED.

Referências bibliográficas:

 

Compartilhar
Publicado por
Luciano Lucas

Posts recentes

Mais de 20 conteúdos novos no Whitebook

Acesse o blog e confira quais são os mais de 20 conteúdos novos do Whtebook,…

2 horas atrás

Anemia megaloblástica na gestação – Parte 1

A anemia por deficiência de ácido fólico é um tipo de anemia megaloblástica e a…

3 horas atrás

Síndrome de abstinência neonatal e iatrogênica em neonatologia – diferenças e semelhanças

Revisão detalhada e original sobre a síndrome de abstinência neonatal a opioides causada pela exposição…

4 horas atrás

Quando a apneia do sono não precisa ser tratada

Na medicina moderna o sobre diagnóstico é uma situação muito comum. Ele pode ser definido…

4 horas atrás

Por que o LGG na diarreia aguda? [Vídeo]

A diarreia aguda tem uma duração inferior a duas semanas e que em uma maioria…

5 horas atrás

Infecções periprotéticas: diferenças entre as culturas do líquido articular e as intraoperatórias

Um estudo teve como objetivo avaliar o desempenho diagnóstico da cultura do líquido sinovial para…

6 horas atrás