Leia mais:
Leia mais:
Anvisa determina recolhimento de lotes de medicamentos à base de losartana
Anvisa determina a apreensão e proíbe comercialização de três medicamentos
Anvisa aprova novo teste de Covid-19 que utiliza biotecnologia inovadora
Covid-19: vacina da Janssen consegue registro definitivo no Brasil
Check-up semanal: paxlovid para uso no Brasil, updates em asma e Covid-19 e mais!

Anvisa determina a apreensão e proíbe comercialização de três medicamentos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está recolhendo e proibindo a comercialização e o uso de três medicamentos em território nacional, sendo dois usados para tratamento de infecções no ouvido e na garganta e um indicado para pacientes com artrite reumatoide grave.

anvisa

Zinnat e Cefagel 

Os lotes de Zinnat® (axetilcefuroxima) e Cefagel® (cefalexina) já começaram a ser recolhidos voluntariamente pelas suas fabricantes: GlaxoSmithKline (GSK Brasil) e SEM, respectivamente.  

No caso específico do Zinnat 250mg sachê, a decisão pelo recolhimento dos fármacos foi motivada após a divulgação de resultados insatisfatórios em estudos de estabilidade. A versão do remédio recolhido tem baixa demanda no país e não oferece risco ao paciente, conforme anunciou a GSK Brasil. 

“Até que a causa seja identificada, o processo de fabricação relacionado a essa linha de produção permanecerá interrompido. No momento não possuímos uma previsão de retorno à comercialização. Importante ressaltar que não há nenhum impacto na saúde e segurança do paciente, além disso o recolhimento é voluntário, não mandatório”, informou a farmacêutica em nota enviada para a imprensa. 

Já em relação ao Cefagel, o remédio apresentou erros no processo de embalagem primária, que é aquela que possui contato direto com o produto, neste caso, a cartela. 

Os antibióticos são indicados para o tratamento de amigdalites, faringites, infecções no ouvido, pneumonia, bronquite, infecção urinária, sinusites, infecções na pele e tecidos moles.

Leia também: Anvisa aprova ampliação do uso de Remdesivir em casos de covid-19

Humira AC (adalimumabe) 

A apreensão e a proibição da distribuição, da comercialização e do uso do medicamento Humira AC® 40 mg foi determinada pela Anvisa especificamente em relação às unidades falsificadas do lote 1153971 (fabricação de 03/2021 e validade de 02/2023). 

Vale ressaltar que a AbbVie Farmacêutica, detentora do registro, reconhece a numeração de lote 1153971 apenas para a apresentação na forma farmacêutica caneta e não seringa preenchida. 

O fármaco é destinado para reduzir os sinais e sintomas, induzir uma resposta clínica e remissão clínica maior, inibir a progressão dos danos estruturais e melhorar a capacidade física em pacientes adultos com artrite reumatoide (AR) ativa de intensidade moderada a grave, que apresentaram resposta inadequada a uma ou mais drogas antirreumáticas modificadoras do curso da doença (DMARDs). 

Serviços, profissionais de saúde e pacientes que identificarem alguma unidade com características de falsificação não devem utilizá-la, além de comunicarem o fato à agência através do sistema Notivisa. 

Em caso de dúvidas sobre a procedência do produto, recomenda-se que entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da AbbVie Farmacêutica (08000-222843) e, se confirmada a falsificação, comuniquem o fato à Anvisa.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# RESOLUÇÃO-RE nº 1.789, DE 1° DE JUNHO DE 2022. Imprensa Nacional. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-re-n-1.789-de-1-de-junho-de-2022-404886175
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.