Anvisa orienta como realizar descarte de termômetros de mercúrio

Em janeiro entrou em vigor a resolução que proíbe a fabricação, a importação e a comercialização dos termômetros e esfigmomanômetros com coluna de mercúrio.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

No mês de janeiro entrou em vigor a Resolução Anvisa 145-2017, que proíbe a fabricação, a importação e a comercialização dos termômetros e esfigmomanômetros com coluna de mercúrio. A normativa também proíbe o uso destes equipamentos em serviços de saúde, que deverão realizar o descarte dos resíduos sólidos contendo mercúrio (Resolução Anvisa 222-2018).

A proibição da coluna de mercúrio em termômetros e nos esfigmomanômetros, como são chamados tecnicamente os medidores de pressão, é resultado da Convenção de Minamata. A convenção, assinada pelo Brasil e mais 140 países em 2013, tem como objetivo eliminar o uso de mercúrio em diferentes produtos como pilhas, lâmpadas e equipamentos para saúde, entre outros.

A contaminação do meio ambiente por mercúrio também está ligada a danos para a saúde humana. O documento oficial do Ministério do Meio Ambiente, Diagnóstico Preliminar sobre o Mercúrio no Brasil, informa que a exposição a 1,2 mg por algumas horas pode causar bronquite química e fibrose pulmonar em seguida.

A medida não afeta o uso doméstico do termômetro de mercúrio, que pode continuar sendo feito pela população. Entretanto, é preciso ter cuidado no armazenamento e na manipulação do objeto para evitar ao máximo a quebra do vidro.

termometro

Descarte de termômetros de mercúrio

Não há um procedimento oficial para o descarte correto do termômetro com mercúrio, mas de acordo com o Disque-Intoxicação, da Anvisa, é possível depositar o termômetro em sua embalagem plástica nos locais para descarte de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes. As empresas que fazem o recolhimento destes objetos são especializadas em separar e reciclar metais tóxicos.

As Unidades de Saúde que ainda tenham termômetros e esfigmomanômetros com coluna de mercúrio deverão:

  • Recolher, proteger e armazenar estes produtos em local seguro no almoxarifado da unidade, em recipientes que protejam os equipamentos de eventuais quebras;
  • Documentar o quantitativo recolhido e armazenado e informar à Secretaria Municipal de Saúde;
  • Aguardar orientações posteriores sobre a logística de recolhimento e transporte destes equipamentos aos locais apropriados para destinação final adequada.

A população e os profissionais de saúde contam com um telefone 0800 para tirar dúvidas e fazer denúncias relacionadas a intoxicações. O Disque-Intoxicação, criado pela Anvisa, atende pelo número 0800-722-6001. A ligação é gratuita e o usuário é atendido por uma das 36 unidades da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat).

Riscos em relação ao mercúrio

O mercúrio é um metal pesado naturalmente encontrado no ar, no solo e na água, mas cuja dispersão no meio ambiente aumentou por conta de atividades humanas como a queima de carvão e o descarte incorreto de produtos com a substância. Em alta concentração, o mercúrio gera intoxicação em seres humanos e contamina o meio ambiente.

A exposição ao mercúrio representa um risco para os profissionais de saúde, especialmente da área de enfermagem. A exposição continuada por longos períodos pode provocar malefícios no sistema nervoso central e na tireoide.

Um termômetro de mercúrio possui uma quantidade pequena do metal, mas o contato direto com a substância pode causar desde sintomas leves, como coceira e vermelhidão na pele e nos olhos. A ingestão provoca úlceras no estômago. E uma exposição mais duradoura interfere no metabolismo celular, resultando no mau funcionamento de rins, fígado, pulmão e cérebro.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades