Anvisa orienta restrição de uso de vacina da Janssen em gestantes

A Anvisa publicou uma atualização estendendo a restrição de uso de vacinas que usam vetor adenoviral em gestantes, como a da Janssen. Saiba mais.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma atualização na última sexta-feira, 2, onde estende a restrição de uso para todas as vacinas que utilizam vetor adenoviral em gestantes, incluindo, além da AstraZeneca, o imunizante da Janssen.

No mês de maio, a Anvisa emitiu comunicado recomendando que a vacina AstraZeneca não seja usada em grávidas. O motivo da suspensão foi a morte de uma gestante que havia se vacinado com o imunizante. O caso está sendo analisado pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde. 

vacina da janssen

Outra recomendação

A agência ainda trouxe na atualização outra recomendação acerca da vacinação. Segundo ela, apesar do baixo risco de ocorrência de trombose com trombocitopenia, podendo ocorrer em 0,1% a 0,5% do total de vacinados, existe a necessidade de se promover medidas para a identificação precoce de casos suspeitos e a intervenção oportuna para uma melhor evolução clínica.

Leia também: Vacina da Janssen contra Covid-19 chega ao Brasil: quais os principais efeitos colaterais?

É destacado que os sinais e sintomas associados à trombose com trombocitopenia mais comuns são a falta de ar, dor no peito, inchaço na perna, dor abdominal persistente e sintomas neurológicos, como dores de cabeça fortes e persistentes (que não passam com uso de analgésico) ou visão turva.

Vacina da Pfizer em gestantes no Rio de Janeiro

No último dia 29, a prefeitura do Rio de Janeiro informou que as grávidas que receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca podem ser imunizadas com uma segunda dose do imunizante da Pfizer

Segundo o Secretário de Saúde da cidade do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, nove países autorizaram a imunização com AstraZeneca com doses diferentes, e que esse é o respaldo para o Conselho Científico da prefeitura do Rio autorizar a aplicação de imunizantes distintos em gestantes. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.